Puravida PRIME

Veja como o Puravida PRIME melhorou a experiência de navegação dos seus usuários acelerando a entrega de vídeo através da GoCache

A Puravida PRIME é a plataforma digital da Puravida, empresa brasileira que chegou aos incríveis R$ 300 milhões de faturamento com alimentos saudáveis e foi adquirida pela Nestlé em 2022.

A plataforma busca incentivar a aperfeiçoar a maneira como as pessoas administram sua saúde, através de conteúdos embasados na ciência e aplicadas na vida moderna.

Através do Puravida PRIME você encontra diversos conteúdos distribuídos em videoaulas, podcasts, livros digitais e artigos, englobando temas atualizados sobre Nutrição; Longevidade Saudável; Exercício e Movimento; Sono e Relaxamento; e Comportamento.

Principais resultados:

✓ Mais de 87% de transferência economizada

✓ Otimização na velocidade de entrega de vídeos grandes

✓ Aceleração da entrega de vídeos em todas as regiões do país

Qual era o desafio:

Como a maior parte do consumo de banda da Puravida PRIME é advinda da entrega de conteúdo audiovisual, o time de infraestrutura e performance da Puravida PRIME encontrou na GoCache uma solução simples para cache de conteúdos estáticos que permitiriam que seu conteúdo fosse entregue com mais performance. Além disso, através do cache de vídeos via CDN, seria possível também reduzir o uso de banda de sua infraestrutura de hospedagem, o que consequentemente reduziria custos com cloud.

E quais ferramentas foram utilizadas

Duas ferramentas da GoCache foram utilizadas pela Puravida PRIME para alcançar os resultados almejados, sendo elas, CDN e Otimizador de Vídeos. Abaixo, vamos falar um pouco sobre cada uma em detalhes.

CDN:

Para quem ainda não está familiarizado, a CDN é uma infraestrutura geograficamente distribuída que consiste em servidores interconectados e estrategicamente posicionados para entregar conteúdo web de forma mais eficiente aos usuários. Essa tecnologia melhora a velocidade de carregamento de páginas e o desempenho geral, armazenando cópias de dados em vários servidores.

A GoCache apresenta um diferencial competitivo importante frente a outras opções de CDN por contar com capilaridade de entrega dentro do Brasil, permitindo que usuários consumam o conteúdo escolhido a partir de servidores mais próximos e com menor latência.

Analytics – Transferência Economizada em porcentagem

Assim que a Puravida PRIME passou a entregar seu conteúdo através da GoCache, foi possível acompanhar a evolução da transferência economizada. Acima, podemos constatar que mais de 87% de todo o conteúdo estático passou a ser entregue diretamente pela GoCache, resultando em eficiência de cache e economia de banda de origem.

Otimizador de vídeo

Todo o conteúdo em vídeo da Puravida PRIME é entregue através de arquivos .mp4, que já seriam entregues nativamente pela GoCache, uma vez que nossa plataforma identifica a extensão de arquivos elegíveis a cache estático por padrão. Como benefício adicional para performance, a equipe de infraestrutura da Puravida PRIME decidiu utilizar os recursos de otimização de vídeo, criando regras específicas para para os arquivos .mp4 com otimização de arquivos grandes.

Smart Rules – Regra de otimizar cache de vídeo mp4.

Esse recurso da GoCache tem como objetivo quebrar o video em arquivos menores para que ele seja entregue com mais velocidade desde a primeira requisição, o qual ele ainda não está em cache

Utilizando os recursos de obervavilidade do Edge Insights, foi possível identificar que boa parte das requisições mp4 já eram entregue através do cache da CDN, conforme vemos abaixo:

Edge Insights – Requisições mp4 com cache status hit

  • Quantity of requests – Apresenta o volume de requisições servidas pela CDN
  • Contar diferentes URL – Apresenta diferentes URLs da aplicação que estão sendo requisitadas
  • Content-Type – Apresenta a extensão que está sendo distribuída
  • Cache Status – Apresenta a resposta HIT que representa que o conteúdo foi distribuído a partir da CDN.

Quais foram os resultados?

Como centenas de vídeos são servidos com mais performance, a Puravida PRIME tem potencializado a experiência de milhares de clientes que assistem seus vídeos todos os dias. Além disso, através do cache de vídeos feitos pela GoCache, a Puravida PRIME também sentiu seu consumo de banda de origem (servidores de hospedagem) serem reduzidos significativamente, atingindo mais de 87% de eficiência de cache, o que na prática permite a economia de custos com banda e maior escalabilidade.

Depoimento:

Henrique Amaral Marti, responsável pela implementação das soluções da GoCache, reforçou que a eficiência proporcionada pela GoCache não apenas otimizou significativamente o tempo de entrega de conteúdo, mas também resultou em uma redução notável no consumo de banda, proporcionando uma experiência de usuário mais rápida e confiável. A implementação foi simples, e a facilidade de uso no dia a dia tem sido um diferencial positivo.

Quer conhecer a Puravida PRIME?

Does your company need help?

If your company has challenges similar to the scenarios of our successful cases, please contact us :)