O que é CDN? – Content Delivery Network
Rede de Distribuição de Conteúdo

Entenda como a plataforma GoCache melhora o desempenho, segurança e disponibilidade do seu site, loja virtual, app mobile ou API.

O que é CDN?

CDN é abreviação de Content Delivery Network (ou Rede de Distribuição de Conteúdo). É uma rede de servidores (pontos de presença) que armazenam réplicas do conteúdo de outros sites na memória (cache) e depois os entrega aos visitantes, baseando-se na localização geográfica para conectá-los ao servidor mais próximo e mais rápido, reduzindo o tempo de transferência dos dados (latência).

A CDN também se comunicará com o servidor de origem para entregar qualquer conteúdo que não tenha sido previamente armazenado em cache. Além disso seu uso permite que o site suporte melhor ataques DDoS e mantenha alta disponibilidade, por estar presente simultaneamente em diferentes datacenters.

As CDNs mais modernas, contam também com recursos como Cache de Conteúdo Dinâmico, para aliviar o processamento do servidor e acelerar ainda mais as páginas, e Web Application Firewall (WAF), para dar mais segurança aos sites e e-commerces.

As redes de distribuição de conteúdo são usadas para interações B2B e no fornecimento de conteúdo aos consumidores.
Hoje, à medida que mais aspectos da vida diária se movem on-line, as organizações usam as redes de entrega de conteúdo para acelerar conteúdo estático, conteúdo dinâmico, conteúdo móvel, transações de comércio eletrônico, vídeo, voz, jogos, etc. Para saber mais leia neste link o nosso artigo sobre 12 benefícios do uso de uma CDN.

Reduza latência de entrega através de rotas mais curtas

Com nossa plataforma o tempo de abertura de seu site/loja diminuirá consideravelmente. Com isso o engajamento dos visitantes melhora e, consequentemente, as taxas de conversão de seu e-commerce, ou a receita com publicidade de seu site, aumentam.

Nossos pontos de distribuição são alocados em data centers com ótima conectividade no Brasil e fora do país. Isso tudo com com baixa latência de entrega através de armazenamento SSD NVMe. 

Limpeza de cache instantânea e controle de cache customizados

Tenha controle total sobre suas politicas de cache, evitando conteúdos desatualizados. Customize tempos de cache na casa de segundos para diferentes URLs ou realize limpezas de cache com wildcard (*), tags ou mime-type diretamente em seu painel.

E se preferir, integre tudo via nossa API pública

Visibilidade de sua entrega e segurança em tempo real

Tenha total visibilidade dos seus acessos e de como a Gocache tem atuado dentro das suas aplicações web.


Monitore status code, uso de banda, volume de requests, eventos de segurança, entre outros, tudo isso com granularidade de segundos, horas ou dias.

Faça cache de conteúdo dinâmico para ganhar poder de escala e lide melhor com picos de acesso

Permitimos que você faça cache de qualquer requisição que seja um GET ou HEAD com critérios de URLs, BYPASS por cookies, header de requisição, entre outros para ganhar poder de escala e economizar uso de CPU.

Customize regras de negócios utilizando múltiplos critérios e expressões baseada em regex. Saiba mais sobre nosso recurso de Smart Rules.

Suporte dedicado em português

Independente do seu consumo dentro da GoCache, você pode contar com nosso suporte via chat em horário comercial, de segunda a sexta das 09:00 às 20:00.

Para clientes de alto volume, oferecemos canais dedicados de suporte com atendimento 24/7, onboard de configuração e mitigação de ataques DDoS avançada.

Painel multiusuário com níveis de permissionamento, perfeito para squads

Todos os seus usuários com acesso individualizado em seu painel da GoCache e API, facilitando a gestão de suas contas com diferentes níveis de acesso. Além disso, a GoCache mantem o histórico de alterações, possibilitando que seu time tenha ainda mais controle sobre as políticas de cache e segurança.

>> Conheça mais sobre nossos recursos de RBAC

Reduza custos com servidores e uso de banda (data transfer out)

Utilize os recursos de CDN com cache estático e dinâmico da GoCache para reduzir custos com data transfer out (uso de banda) além de possibilitar uma diminuição no uso de recursos de sua infraestrutura (memória e CPU).

Usuários que usam soluções de Cloud da AWS, Google e Azure reduzem até 70% de seus custos totais com banda quando passam a utilizar os serviços de CDN da GoCache.

Proteção contra ataques e vulnerabilidades, seu site mais tempo no ar gerando mais dinheiro

Nossa rede de distribuição de conteúdo, por sua arquitetura robusta e distribuída, tem capacidade para absorver ataques DDoS e syn flood, sem a cobrança de valores adicionais por isso.

Disponibilizamos um Web Application Firewall (WAF) que permite proteger contra XSS, SQL Injection e filtrar o tráfego do site por localidade geográfica, IP e muito mais.

Integração total via API Pública

CDN com latência abaixo de 20 ms em qualquer lugar do Brasil*

A GoCache conta com 8 pontos de distribuição de Norte a Sul do país para garantir a melhor experiência de uso para sua audiência. Além disso, também contamos com 1 ponto de presença em Miami nos Estados Unidos.

*Média de latência extraida de 249 instâncias de testes do ISP Tools. 

Pontos ativos:

  • 2 em São Paulo
  • 1 no Rio de Janeiro
  • 1 em Curitiba
  • 2 em Fortaleza
  • 1 em Manaus
  • 1 em Brasilia
  • 1 em Miami US

Em breve: 

  • Belo Horizonte
  • Porto Alegre
  • Campina Grande
  • Salvador

Vamos começar?
Teste por 7 dias grátis!

Cadastre-se ou entre em contato com nossa equipe. 

Empresas lideres em seus segmentos confiam na CDN da GoCache

Confira alguns de nossos cases de sucesso relacionados ao uso de CDN

Case Ultrafarma

Confira como o principal e-commerce de remédios do Brasil ganhou mais poder de escala e reduziu custos com CDN.

Case XTech

Conheça um pouco mais sobre a integração via API entre a XTECH Commerce do grupo VTEX e a GoCache.

Case O TEMPO

Veja como o jornal O TEMPO suportou mais de 420 mil usuários simultâneos em seu portal durante as eleições de 2020

Case GuiaInvest

Saiba mais sobre a otimização que o time da GuiaInvest fez para melhorar seus resultados de Core Web Vitals.

Últimas publicações da GoCache sobre CDN