O que é SEO? E como isso funciona?

O que é SEO e como aplicá-lo no meu site?

SEO significa Otimização para Mecanismos de Busca, do Inglês Search Engine Optimization. É uma estratégia baseada em conseguir visibilidade de maneira orgânica (sem anúncios pagos) dentro dos buscadores. E como funciona o SEO? Ele junta os elementos técnicos e criativos que você precisa para melhorar o ranqueamento, impulsionar o tráfego e melhorar sua reputação dentro dos mecanismos de busca. Existem muitos aspectos dentro do SEO, desde as palavras que você utiliza no site até os links que apontam para a sua página. Às vezes, o SEO é simplesmente uma questão de garantir que seu site esteja estruturado de uma maneira que os mecanismos de pesquisa entendam.

SEO não é só sobre criar mecanismos para ranquear seu site. Para entender realmente como funciona SEO, você precisa entender que isso é também sobre tornar o seu site melhor para as pessoas que navegam nele.

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Porque o meu site precisa de SEO?

A maioria do tráfego da WEB vem de mecanismos de busca como o Google, Bing, e Yahoo!

Embora as mídias sociais e outros tipos de tráfego possam gerar um tráfego qualificado ao seu site, os mecanismos de busca são o principal método de navegação para a maioria dos usuários da Internet. Isso é um fato, seu site fornecendo conteúdo, serviços, produtos, informações ou qualquer outra coisa.

Buscadores também são os únicos que oferecem tráfego direcionado – pessoas buscando exatamente pelo que você está oferecendo. SEO é a estrada que liga você a essas pesquisas.

Se os buscadores não podem encontrar o seu site ou o seu conteúdo dentro da base de dados deles, você está perdendo uma incrível oportunidade de tráfego para o seu site.

As Palavras-Chave (keywords) – as palavras que as pessoas digitaram dentro da barra de pesquisa do Google – tem um enorme valor. Pesquisas mostraram que tráfego orgânico pode ser responsável pelo sucesso, ou pelo fracasso, de uma empresa. O tráfego direcionado para um site pode fornecer publicidade, receita e exposição, como nenhum outro canal de marketing. Investir em SEO pode ter uma taxa de retorno excepcional em comparação com outros tipos de marketing e promoção.

 

Porque os buscadores não encontram meu site sem SEO?

Os mecanismos de busca são espertos, mas eles precisam de ajuda. A maioria dos buscadores está sempre tentando melhorar sua tecnologia para ler melhor as páginas e retornar melhores resultados para as buscas dos usuários. Mas, mesmo assim, existe um limite até onde eles podem operar.

Considerando que o SEO certo pode levar milhares de visitantes para o seu site e aumentar a atenção, uma página não otimizada pode colocar seu site lá no final dos resultados de pesquisa, onde a visibilidade é mínima.

Quando você entende como funciona SEO, além de melhorar o conteúdo que você apresenta para os mecanismos de busca, você consequentemente aumenta seu posicionamento no “ranking” – a posição em que sua página aparece nas SERPs (Search Engine Results Page – página de resultados da busca).

A internet se tornou extremamente competitiva e as companhias que entendem como funciona o SEO e investem nisso estão com uma vantagem competitiva muito grande.

Confira 6 truques e dicas de SEO para vencer seus concorrentes

Mecanismos de busca tem duas funções principais: rastrear resultados e criar uma ordem, e entregar aos usuários uma lista ranqueada dos sites que eles (os mecanismos de busca) determinaram ser mais relevantes.

Rastreamento e Indexação: Rastreando e indexando bilhões de documentos, páginas, arquivos, vídeos e mídias dentro do mundo da Internet. Também conhecido como “crawling”.

  1. Fornecendo respostas: Encontrar respostas para as perguntas dos usuários, na maioria das vezes criando listas baseadas nas páginas que eles encontraram, e classificando os resultados baseados na relevância.

rastreando e indexando

Imagine o mundo dos resultados de pesquisas como uma rede de paradas dentro de um metrô de uma grande cidade.

Cada parada é um documento único (geralmente uma página da WEB, mas às vezes um PDF, JPEG, ou outro formato). Os buscadores precisam encontrar um meio de listar todos que existem dentro da cidade inteira e encontrar os pontos ao longo do caminho. Então eles usam o melhor caminho disponível – o link.

A estrutura de um link serve para juntar todas as páginas

Os links permitem que os robôs automatizados dos motores de busca, chamados de “crawlers” ou “spiders”, encontrem bilhões de documentos interconectados na web.

Uma vez que os buscadores encontram essas páginas, eles leem o código e armazenam partes específicas, para usar quando o usuário fizer uma busca.

Para realizar essa tarefa de armazenar bilhões de páginas que podem ser acessadas em uma fração de segundo, as empresas de mecanismos de pesquisa criaram datacenters em todo o mundo.
Essas instalações de armazenamento monstruosas são formadas por milhares de máquinas que processam grandes quantidades de informações muito rapidamente. Quando uma pessoa realiza uma pesquisa em qualquer um dos principais buscadores, eles estão esperando resultados instantaneamente; mesmo um atraso de um ou dois segundos pode causar insatisfação no usuário. Então os motores de busca trabalham duro para fornecer respostas o mais rápido possível.

 

perguntas sobre buscas

Mecanismos de busca são máquinas de respostas. Quando uma pessoa faz uma busca online, os buscadores analisam seu banco de bilhões de documentos e fazem duas coisas: primeiro, retornam só os resultados que são relevantes ou que podem ser úteis para o usuário; em segundo lugar, classifica esses resultados de acordo com a popularidade dos sites que publicaram a informação. E entender como funciona o SEO vai te ajudar a performar melhor tanto na relevância, quanto na popularidade.

Como funciona o SEO para determinar relevância e popularidade?

Para os mecanismos de busca, relevância significa mais do que achar uma página que contém a palavra chave certa. No começo, os buscadores fazia pesquisa mais simples, não se aprofundavam muito. Ao longo dos anos, renomados engenheiros desenvolveram melhores maneiras de combinar os resultados com as consultas do usuário. Hoje, centenas de fatores influenciam a relevância, e vamos discutir como funciona o SEO neste post.

Mecanismos de busca consideram que, quanto mais popular um site ou uma página (ou seja, quanto mais bem ranqueado) mais criteriosos eles devem ser com a avaliação do conteúdo. Isso ajuda na satisfação do usuário com o resultado da pesquisa.

A popularidade e a relevância não são determinadas manualmente. Em vez disso, os buscadores utilizam equações matemáticas (algoritmos) para separar o joio do trigo (relevância) e depois classificar o trigo em ordem de qualidade (popularidade).

Esses algoritmos contém milhões de variáveis. Dentro do Marketing, nós chamamos isso de “critérios de ranqueamento”.

Como eu faço para ranquear melhor?

Ou, “Como os melhores resultados chegaram lá?”

A parte complicada dos algoritmos de busca é que eles são indecifráveis. Os próprios motores fornecem pouca informação sobre como obter melhores resultados ou aumentar o tráfego. Então, tudo que nós sabemos sobre otimização e melhores práticas, nós vamos dividir com você agora:

 

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INFORMAÇÕES SOBRE COMO FUNCIONA O SEO PELO GOOGLE

O Google recomenda seguir os seguintes passos para ranquear melhor nas buscas:

  • Crie páginas para usuários, não para mecanismos de busca. Não engane seus usuários apresentando um conteúdo diferente para eles do que você apresenta para os buscadores.
  • Crie um site com hierarquias de textos e links claros. Cada página deve ser acessada em, pelo menos, um link estático.
  • Crie um site útil e rico em informações e escreva páginas que descrevam de forma clara e precisa seu conteúdo. Certifique-se de que seus elementos <title> e atributos ALT sejam descritivos e precisos.
  • Use palavras-chave para criar URLs descritivas e URL amigáveis. Forneça uma versão de um URL para páginas específicas. Use redirecionamentos 301 para endereçar o conteúdo duplicado.

Velocidade de carregamento também é um critério fundamental para o SEO. Por isso muitas empresas optam pelo uso de um CDN – Content Delivery Network. Veja nesse artigo como instalar e configurar uma CDN para seu WordPress: plugin GoCache CDN

Por fim, não deixe de olhar este completo guia de SEO para o Google: 200 Fatores de Classificação no Google

 

bing is fabulous

INFORMAÇÕES DE SEO DIRETO DO BING

Os engenheiros da Bing na Microsoft recomendam o seguinte para obter melhores rankings em seu mecanismo de pesquisa:

  • Crie uma URL clara, e que contenha a palavra chave
  • Certifique-se de que o conteúdo não esteja hospedado dentro de rich media (Adobe Flash Player, JavaScript, Ajax) e verifique se o servidor não esconde links de rastreadores..
  • Crie conteúdo com muitas palavras-chaves e combine a escolha das suas palavras-chave, com as que os usuários estão procurando. Produza sempre conteúdo novo.
  • Não coloque o texto que deseja indexar dentro de imagens. Por exemplo, se você quer que o nome ou o endereço da sua empresa seja indexado, verifique se ele não é exibido dentro do logotipo da empresa.

Aplicando todas essas dicas e investindo de fato em SEO você consegue um resultado muito bom a longo prazo: gasta menos com mídia paga, e consegue um tráfego direcionado para o seu site através dos buscadores.

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