7 Plugins para Otimizar seu site WordPress

Em 2010, o Google anunciou oficialmente que a velocidade de carregamento de uma página interfere diretamente no ranqueamento dos mecanismos de busca.

E todos nós queremos ranquear melhor para trazer muito mais tráfego para o nossos sites, não é mesmo?

O fato é que a velocidade não é importante apenas para os mecanismos de busca, mas também para a experiência do usuário.

Melhorar o tempo de carregamento da sua página é bom também para os visitantes do seu site, garantindo que eles terão a melhor experiência possível.

Por exemplo, estudos revelaram que só um segundo a mais de demora no carregamento da sua página pode resultar em uma queda de 7% na conversão. Um segundo apenas parece não fazer diferença, mas significa muita coisa quando paramos para pensar sobre isso.

Existem vários outros motivos para diminuir o tempo de carregamento da sua página. Você pode conferir alguns deles nesse nosso texto sobre 6 Dicas para acelerar o seu site Joomla

Para aqueles que usam WordPress, existe uma vantagem competitiva. Nós não precisamos de muitas técnicas para implementar melhorias e ver avanços no tempo de carregamento de nossos sites

Isso tudo graças a grande quantidade e qualidade de Plugins desenvolvidos para WordPress para ajudar otimizar seu site. E o que torna tudo ainda melhor é que todos os plugins que selecionamos abaixo são de graça!

1. WP Smush.it

wp smush

Esse plugin é baseado no Yahoo Smush.it, um serviço que otimiza as imagens e remove os bytes desnecessários. Isto pode melhorar muito a velocidade de carregamento do seu site, porque reduz consideravelmente o tamanho das imagens, que, normalmente, é uma das partes mais demoradas do carregamento de uma página.

A maioria das ferramentas utiliza formatos que interferem na qualidade, mas nesse você consegue compactar sem notar nenhuma diferença.

Principais funções:

  • Tira a cor não utilizada das imagens
  • Tira os metadados dos JPEG’s (eles não influenciam na indexação)
  • Otimiza a compressão de JPEG
  • Integrado com a API Smush.it

 

2. WP Super Minify

wp super minify

A idéia de minify é combinar arquivos Javascript (JS), HTML e CSS para que eles possam ser compactados e entregues para os usuários, reduzindo a quantidade de dados a ser transmitida e o número de requisições de arquivos que seriam feitas para seu servidor, reduzindo, assim, o tempo de carregamento do site.

Vale a pena ressaltar que você precisa ser um pouco cuidadoso ao instalar esse tipo de plugin. Ele pode dar conflito com outros plugins instalados.

Mas o WP Super Minify te dá a opção de desabilitar a compressão no JavaScript e/ou CSS quando acontecer algum desses conflitos.

Principais Características.:

  • Compactar JavaScript, CSS e HTML
  • Opção de desabilitar a compressão em CSS/JavaScript
  • Bem direto e fácil de usar.

 

3. Plugin CDN GoCache

plugin gocache

Mas o que é uma CDN? CDN vem de Content Delivery Network, ou seja, Rede de Distribuição de Conteúdo. Ou seja, uma rede de computadores que armazena o conteúdo do seu site, em servidores espalhados por todo o Brasil (e mundo), entregando o conteúdo aos usuários do seu site a partir do servidor mais próximo e mais rápido.

Desta forma ele consegue acelerar muito o carregamento do seu site, especialmente para usuários que estão mais longe do seu servidor de hospadagem e também em momentos de pico de visitas em seu site.

Esta tecnologia tem sido cada dia mais usada e praticamente mandatória para quem deseja ter um site confiável e rápido.

O Plugin WordPress da GoCache é simples de instalar e irá garantir que, sempre que você atualizar algum dado em seu WordPress, ele será imediatamente atualizado em toda a rede de servidores da CDN.

Principais Características.:

  • Fácil de Instalar
  • Remove da Cache da CDN, automaticamente, os arquivos atualizados em seu WordPress

 

4. WP Fastest Cache

wp fastest cache

WP Fastest Cache vem com um ótimo conjunto de recursos e é muito fácil de usar.

Alguns plugins são muito básicos, outros são muito avançados – o desenvolvedor deste plugin definitivamente encontrou o meio termo.

Basta instalar, ativar e executar as configurações. Em seguida, clique em salvar e você está pronto para usar.

Neste plugin, gostamos especialmente de como é fácil definir prazos para limpar o cache de URLs específicas.

E fica melhor: esse plugin é usado por mais de 200 mil pessoas e recebe ótimas críticas no WordPress.org.

Principais características:

  • Configuração simples
  • Com 1 click você consegue limpar o cache ou o CSS
  • Redução de CSS e HTML
  • Defina posts / páginas para excluir
  • Configurar tempo programado para posts/páginas ou até URL expirarem.
  • Versão Premium com configurações extras

 

5. WP Super Cache

wp super cache

Esse é um dos plugins mais baixados dessa lista.

Você consegue fazer toda a configuração inicial para ajudar a otimizar site wordpress, mas existem algumas outras funções que só ficam disponíveis para usuários premium.

Principais configurações:

  • Suporte para vários tipos de caches (Mod_Rewrite, PHP and Legacy)
  • Servidor para arquivos em html
  • Cache pré carregado

 

6. W3 Total Cache

w3 total cache

Este é outra ferramenta muito popular para acelerar a velocidade do seu site. Ele é mais que um simples plugin, é uma ferramenta completa.

Há uma grande variedade de opções e vários métodos de limpeza de cache.

Mas, a verdade é que por ter tantas opções assim, não é tão simples de mexer. E se você não sabe o que está fazendo, pode quebrar sua página. Por isso a  maioria dos usuários que usam esse plugin já tem um conhecimento avançado sobre como otimizar site wordpress.

Features:

  • Armazenamento em Cache
  • Armazenamento em banco de dados
  • Armazenamento de objetos
  • Opção de compactar
  • E muito mais

 

7. BZ Lazy Load

lazy load

Geralmente quando um usuário visita o seu site e tenta abrir uma página, o site faz o download da página inteira.

Se for uma página muito grande e com muitas imagens isso pode levar muito tempo para terminar.

A verdade é que você não precisa necessariamente da página inteira fazendo download ao mesmo tempo, especialmente as imagens que utilizam a maior parte do tempo de download.

A ideia dos “downloads preguiçosos” é fazer download do elemento específico quando ele realmente for necessário.

Principais funções:

  • Substituir imagens de posts, avatares e thumbnails
  • Substitui iframes de conteúdo por um espaço reservado até o conteúdo precisar ser carregado
  • Usa jQuery para carregar assincronamente.
  • Compacta imagens sem comprometer a qualidade do design.

 

Bonus: 6 melhores ferramentas para testar a velocidade do seu site

Essa publicação é sobre os plugins que você pode utilizar para melhorar a velocidade de carregamento do seu site, fazendo caches de conteúdo, utilizando CDN, diminuindo imagens e postergando o carregamento de elementos pesados.

Mas achamos também é importante compartilhar com vocês algumas ferramentas, além de plugins, para que possa usar para medir a velocidade do seu site.

Esses tipos de ferramentas são mais simples e on-line, sem necessidade de instalar nada. Funcionam apenas colando a URL do seu site dentro do local indicado e executando o teste.

Aqui vão 5 ferramentas para você começar:

Junte tudo isso

Se você está lutando para entender como otimizar um site wordpress e melhorar o tempo de carregamento da sua página, basta instalar alguns destes plugins e logo vai ver uma melhoria considerável no carregamento do seu site.

É importante ressaltar que você não deve se empolgar muito e instalar tudo isso. Apenas instale o que você precisa e lembre-se de que, às vezes, menos é mais. Com certeza existem outras formas de acelerar o carregamento do seu site, mas alguns desses plugins definitivamente são uma ótima maneira de começar.

This post is also available in: Inglês