O que é infraestrutura hibrida? Conheça os benefícios

Uma infraestrutura híbrida, ou nuvem híbrida, é um design e ambiente de infraestrutura de TI compostos de uma combinação de data centers locais, nuvens privadas e/ou nuvens públicas. Os sistemas operacionais e aplicativos podem ser implantados em qualquer parte deste ambiente, dependendo das necessidades e requisitos dos negócios. A infraestrutura híbrida usa serviços de infraestrutura de TI híbrida, ou serviços em nuvem, para ajudar a gerenciar e monitorar toda a infraestrutura de TI de uma empresa. Isso é importante porque os ambientes e requisitos de TI continuam a se tornar mais complexos.

Quais são os benefícios da infraestrutura híbrida?

Uma arquitetura de nuvem híbrida pode oferecer benefícios importantes para empresas de todos os tamanhos, incluindo:

Controle: em vez de confiar em um provedor de nuvem terceirizado para gerenciar todos os aspectos da infraestrutura de TI de uma empresa, uma equipe de TI pode personalizar e ajustar a extremidade privada do seu modelo híbrido para atender às suas necessidades, mantendo o controle sobre operações e dados críticos.

Escalabilidade: uma infraestrutura híbrida permite que uma empresa aproveite a flexibilidade e o poder da nuvem pública para aumentar perfeitamente a sua capacidade operacional quando a demanda de computação aumenta, enquanto permite que os dados e operações essenciais para os negócios permaneçam na nuvem privada ou em data centers. A troca de hardware e software é muito mais rápida e fácil em um ambiente de nuvem em comparação com a infraestrutura de rede tradicional, onde a atualização pode levar semanas ou até meses.

Segurança: Com um modelo de nuvem híbrida, as empresas podem alavancar a segurança da infraestrutura local e da nuvem privada, aproveitando o poder e os serviços de uma nuvem pública – reduzindo a exposição potencial de dados críticos. Embora os dados armazenados em um ambiente privado provavelmente ainda precisem ser executados em uma nuvem pública para análises e aplicativos, um protocolo de criptografia pode ser usado para minimizar as violações de segurança. As organizações também podem decidir onde hospedar os seus dados e cargas de trabalho na nuvem, com base em requisitos de política, conformidade e segurança.

Economia de custos: de uma perspectiva de custo, o armazenamento em nuvem híbrida é uma alternativa atraente comparado a uma nuvem puramente privada, que pode ser cara para atualizar e expandir ao longo do tempo. Uma infraestrutura híbrida permite que uma empresa otimize os seus gastos com TI enquanto reduz as despesas operacionais com a nuvem pública escalável e segura, para partes não essenciais do seu negócio. Os fornecedores de nuvem híbrida geralmente permitem que as empresas paguem por serviços de nuvem pública apenas quando precisam deles.

Continuidade dos negócios: os ambientes híbridos permitem que a nuvem pública absorva os picos de carga de trabalho, de modo que, à medida que as demandas de computação aumentam ou tenham picos repentinamente, os servidores privados não ficam sobrecarregados. As empresas também podem fazer backup dos dados duplicando-os na nuvem. Isso garante que, no caso de um desastre ou falha de computação, as operações comerciais não sejam interrompidas.

O que são serviços de infraestrutura em nuvem?

Embora uma arquitetura de nuvem híbrida possa oferecer inúmeros benefícios de negócios, ela pode ser desafiadora para uma equipe de TI interna. Os serviços de infraestrutura em nuvem, também conhecidos como Infraestrutura como Serviço (Infrastructure as a Service – IaaS), permitem que fornecedores de nuvem terceirizados acessem e mantenham os recursos de nuvem.

Os provedores de serviços de nuvem gerenciada oferecem armazenamento poderoso, tecnologia de rede e servidores para atender às necessidades dos clientes. Eles também fornecem gerenciamento abrangente de ambientes de nuvem híbrida, que incluem data centers locais e nuvens públicas e privadas.

Os serviços de infraestrutura em nuvem são amplamente automatizados e escalonáveis, permitindo que os clientes comprem recursos conforme a necessidade. Aplicativos, dados, tempo de execução, middleware e sistemas operacionais são geralmente gerenciados por um serviço. O fornecedor da nuvem é normalmente responsável pelo armazenamento, rede e virtualização.

O que é monitoramento de infraestrutura híbrida?

O monitoramento da infraestrutura híbrida é o processo de avaliação e gerenciamento da infraestrutura física e baseada na nuvem, garantindo a otimização do desempenho. O monitoramento da infraestrutura também pode fornecer uma visão geral abrangente de uma rede híbrida de uma perspectiva de segurança. Os serviços de nuvem gerenciada podem incluir ferramentas de monitoramento em aplicativos de negócios, plataformas (bancos de dados, middleware, virtualização e sistemas operacionais) e infraestrutura física, como servidores, armazenamento e redes. Essas ferramentas de monitoramento permitem a medição precisa da entrega de serviço, dando às equipes de TI visibilidade em uma infraestrutura que flutua continuamente entre o aumento e a diminuição.

Gerenciamento de infraestrutura híbrida

Outro aspecto do monitoramento da infraestrutura híbrida é o gerenciamento de serviços de TI (IT service management – ITSM), que atua como uma plataforma de gerenciamento de processos. O ITSM oferece um serviço centralizado e um catálogo de gerenciamento de solicitações de serviço que fornece um ponto de entrada único e unificado para a infraestrutura.

Como gerenciar serviços de infraestrutura híbrida

O monitoramento e o gerenciamento manuais não são adequados para dar suporte a uma arquitetura de nuvem híbrida. Os serviços de infraestrutura híbrida gerenciada fornecem automação abrangente, arquitetura de orquestração e estruturas repetíveis projetadas para cobrir o ciclo de vida do ambiente híbrido. Exemplos de automações de serviço incluem:

Automação do processo de suporte de serviço de TI: este tipo de suporte de TI automatiza processos comuns de gerenciamento de sistema de TI (ITSM) e se conecta a componentes de infraestrutura e sistemas de negócios. Essa camada otimiza os níveis de serviço e a conformidade do processo, permitindo eficiências multifuncionais e uma experiência aprimorada quando os usuários finais e as empresas interagem com o TI.

Automação de operações de TI: este tipo de automação opera tanto no nível de monitoramento quanto na automação de tarefas. Ela gerencia elementos de infraestrutura independentes e fornece atendimento de solicitação para componentes discretos. À medida que a área de cobertura dos elementos da infraestrutura aumenta, a orquestração da carga de trabalho abrangente é gradualmente implementada por meio de integrações dinâmicas entre várias tarefas automatizadas e ITSM.

Automação de provisionamento e liberação: essa automação permite a eficiência do serviço e aborda vários componentes de suporte de infraestrutura, como solicitações, desenvolvimento, provisionamento e operações, além de gerenciar configuração e conformidade.

No geral, os serviços de infraestrutura híbrida gerenciada podem simplificar uma implantação de nuvem híbrida complexa, fornecendo conhecimento, supervisão e automação valiosos. Para empresas com equipes de TI enxutas que carecem de experiência em um ambiente de nuvem híbrida em todos os aspectos, os serviços de infraestrutura híbrida gerenciada e automatizada podem ser um investimento que vale a pena.

Referencia: https://www.vmware.com/topics/glossary/content/hybrid-infrastructure-service