O que é Grafana?

Este artigo é uma descrição detalhada do Grafana – uma ferramenta de código aberto para executar análises e monitorar sistemas online. Ele contém respostas para todas as nossas perguntas sobre o assunto como, o que é? Por que usar? Posso implantá-lo no local? Já existem empresas que o utilizam? Quão popular é?

1. O que é Grafana e para que é utilizado?

Grafana é uma solução de código aberto para executar análises de dados, obtendo métricas que dão sentido à enorme quantidade de dados e para monitorar nossos aplicativos com a ajuda de painéis personalizáveis ​​legais.

O Grafana se conecta a todas as fontes de dados possíveis, comumente chamadas de bancos de dados como Graphite, Prometheus, Influx DB, ElasticSearch, MySQL, PostgreSQL etc.

O Grafana, sendo uma solução de código aberto, também nos permite escrever plug-ins do zero para integração com várias fontes de dados diferentes.

A ferramenta nos ajuda a estudar, analisar e monitorar dados ao longo de um período de tempo, tecnicamente chamado de análise de série temporal.

Ele nos ajuda a rastrear o comportamento do usuário, o comportamento do aplicativo, a frequência de erros que aparecem na produção ou em um ambiente de pré-produção, os tipos de erros que aparecem e os cenários contextuais, fornecendo dados relativos.

Uma grande vantagem do projeto é que ele pode ser implantado no local por organizações que não desejam que os seus dados sejam transmitidos para a nuvem de um fornecedor por motivos de segurança e outros motivos.

Com o tempo, essa estrutura ganhou muita popularidade na indústria e é implantada por grandes empresas como PayPal, eBay, Intel e muitos mais. Falarei sobre os casos de uso na indústria mais adiante neste artigo.

Além da solução central de código aberto, existem outros dois serviços oferecidos pela equipe do Grafana para empresas conhecidas como Grafana Cloud & the Enterprise. O que eles são? Falaremos mais sobre isso adiante no artigo.

2. O que é um painel Grafana?

Os painéis extraem dados das fontes de dados conectadas, como Graphite, Prometheus, Influx DB, ElasticSearch, MySQL, PostgreSQL etc. Estas são algumas das muitas fontes de dados que o Grafana suporta por padrão.

Os painéis contêm uma gama de opções de visualização, como mapas geográficos, mapas de calor, histogramas, toda a variedade de tabelas e gráficos que uma empresa normalmente requer para estudar dados.

Um painel contém vários painéis individuais diferentes na grade. Cada painel possui funcionalidades diferentes.

3. Quais são os recursos oferecidos pelo Grafana?

Vamos examinar os recursos oferecidos pelo painel de análise da estrutura de código aberto.

Esta estrutura de código aberto cuida de todas as análises do nosso aplicativo. Podemos facilmente consultar, visualizar, configurar alertas e entender os dados com a ajuda das métricas.

O painel é bem equipado e está em constante evolução para dar sentido a dados complexos. Da exibição de gráficos a mapas de calor, histogramas e mapas geográficos. A ferramenta tem uma infinidade de opções de visualização para entender os dados de acordo com os nossos requisitos do negócio.

Os alertas são configurados e acionados como cabos de disparo sempre que ocorre um cenário antecipado. Esses acontecimentos podem ser notificados no Slack ou em qualquer plataforma de comunicação utilizada pela equipe de monitoramento.

Grafana tem suporte nativo para aproximadamente uma dúzia de bancos de dados. E com muitos mais facilitados pelos respectivos plugins.

Hospede-o no local ou em qualquer plataforma em nuvem da sua escolha.

Possui suporte integrado para Graphite e expressões como funções add, filter, avg, min, max etc. para obter dados personalizados. O que é Graphite? Eu vou chegar nisso.

Ele também possui um Influx DB integrado, Prometheus, ElasticSearch, suporte para CloudWatch. Vou falar sobre tudo isso mais à frente.

4. O que é Grafana Cloud?

Grafana Cloud é uma plataforma de métricas de software como serviço, aberta, nativa da nuvem, altamente disponível e totalmente gerenciada. Bastante útil para aqueles que não querem ter o fardo de hospedar a solução localmente e não querem se preocupar com o gerenciamento de toda a infraestrutura de implantação.

Ele é executado em clusters do Kubernetes. O backend é compatível com Prometheus e Graphite. Portanto, podemos escolher a instância da nuvem Grafana ou ambos.

5. O que é Grafana Enterprise?

O serviço Enterprise vem com todos os recursos do Grafana Cloud, além de plug-ins premium, fontes de dados e suporte premium da equipe principal. Recebemos SLAs de resposta, treinamentos e muito mais.

6. Quais são alguns dos casos de uso do Grafana na indústria do mundo real?

Os painéis Grafana são implantados em toda a indústria, seja para jogos, IoT, FinTech ou E-Comm.

StackOverflow usou a ferramenta para permitir que os seus desenvolvedores e equipes de confiabilidade do site criem painéis personalizados para visualizar os dados e otimizar o desempenho do servidor.

A Digital Ocean usa Grafana para compartilhar dados de visualização entre as suas equipes e tem uma plataforma comum de compartilhamento de dados visuais.

7. O que é Prometheus Grafana?

Prometheus é uma ferramenta de monitoramento de dados de código aberto. A combinação de Prometheus e Grafana é a combinação de ferramentas de fato na indústria para implantar uma configuração de visualização de dados. O painel Grafana é usado para visualizar os dados, enquanto o back-end é desenvolvido pelo Prometheus.

Embora o Prometheus também tenha recursos de visualização de dados e outras coisas. Mesmo assim, o Grafana é o preferido para a visualização de dados. As consultas são disparadas do painel e os dados são obtidos do Prometheus.
Ele atua como um modelo de dados de código aberto perfeito para armazenar dados de série temporal.

8. O que é Graphite Grafana?

O Graphite, novamente, é uma ferramenta de monitoramento. Ele facilita o armazenamento e a visualização dos dados da série temporal. Idealmente, o Graphite é usado como uma fonte de dados para o painel Grafana em uma configuração de monitoramento de dados.

Grafana tem um editor de consultas Graphite bastante avançado que nos permite interagir com os dados com a ajuda de expressões e funções.

9. Grafana Vs Kibana?

Como afirmei anteriormente, no meu projeto anterior, Kibana foi usado principalmente para analisar e monitorar logs. Kibana é o K na pilha ELK. Toda a intenção de escrever o Kibana pela equipe ElasticSearch era a de ter uma ferramenta eficaz para monitorar os logs. Basta clicar e rastrear o contexto das exceções que ocorrem no prod em vez de executar comandos do Linux no console para localizá-las. Foi uma dor, acredite em mim.

Bem, por outro lado, Grafana foi escrito como uma solução de monitoramento genérica para executar monitoramento e análise em praticamente qualquer coisa. Bem, esta é uma visão panorâmica da diferença entre essas duas ferramentas.

Referencia: https://www.scaleyourapp.com/what-is-grafana-why-use-it-everything-you-should-know-about-it/