O que é Digital Ocean?

É um provedor de hospedagem em nuvem exclusivo, que oferece serviços de computação em nuvem para entidades de negócios para que possam se escalar implantando aplicativos DigitalOcean que funcionam paralelamente em vários servidores em nuvem sem comprometer o desempenho.

Em janeiro de 2018, conquistou o título de terceira maior empresa de hospedagem em nuvem do mundo em termos de computadores voltados para a web.

A infraestrutura DigitalOcean é um provedor líder de serviços em nuvem com sede nos Estados Unidos da América. Sua sede opera na cidade de Nova York, e seus data centers estão em todos os cantos do mundo, a fim de fornecer serviços de nuvem integrados em todo o mundo.

História do DigitalOcean

Nasceu em 24 de junho de 2011, porém sua história de formação é antiga. Em 2003, Ben e Moisey Uretsky; os fundadores da DigitalOcean, já haviam formado uma empresa chamada Server Stack.

Depois de pesquisar a indústria de computação em nuvem, eles sentiram um vazio. Uma vez que, a maioria das empresas tinha como alvo apenas clientes corporativos, que precisavam de uma infraestrutura em nuvem para gerenciar os seus servidores em uma escala maior. Eles ambicionavam preencher essa lacuna e criar um futuro lucrativo para si próprios.

Mas nenhum dos concorrentes tinha como alvo desenvolvedores de software individuais e empresas de pequena escala como seus clientes em potencial. Então, após uma extensa pesquisa, Ben e Moisey Uretsky fundaram a DigitalOcean; uma empresa que fornece serviços de hospedagem em nuvem e provisionamento de servidor para desenvolvedores de software individuais e startups de pequena escala, tornando mais fácil para eles hospedarem sites com soluções de um clique.

Eles se dimensionaram suavemente de forma linear. Em meados de 2012, eles tinham uma equipe forte e passaram a fazer parte de um programa de aceleração de startups criado por ninguém menos que a TechStars.

Ao final deste programa acelerador de startups, a empresa conseguiu inscrever quase 400 clientes e forneceu mais de 10.000 instâncias de servidores em nuvem. No início de 2013, ela estava entre as primeiras empresas a oferecer máquinas virtuais baseadas em SSD para uma experiência perfeita.

É uma empresa altamente lucrativa. Só em 2015 eles arrecadaram US $ 123,21 milhões em recursos. A receita em 2015 foi de US $ 77 milhões, de acordo com o relatório do business insider. O financiamento inicial totalizou US $ 3,2 milhões. Desde então, eles conduziram a rodada de financiamento da Série A e a rodada de financiamento da Série B, ambas com resultados frutíferos. Em abril de 2016, a empresa garantiu um financiamento de crédito colossal de US $ 130 milhões para construir novos serviços em nuvem.

No momento, a empresa está sob a liderança do ex-CEO da Citrix; Mark Templeton, que substituiu Ben Uretsky em abril de 2016.

Hacktoberfest Meetups

Hacktoberfest é um evento para a comunidade de código aberto que dura quase um mês. DigitalOcean o fornece com a associação do Github. Pelo nome, pode-se supor que este encontro acontece em outubro de cada ano. Em 2018, o Hacktoberfest completou cinco anos de compartilhamento de conhecimento e networking.

Este encontro popular oferece uma oportunidade para a comunidade de código aberto se reunir sob o mesmo teto e compartilhar ideias e opiniões exclusivas para ajudar uns aos outros. O compartilhamento de conhecimento permite que os desenvolvedores atinjam os seus objetivos de negócios com o mínimo de esforço. Este encontro hospeda desenvolvedores de código aberto com ideias semelhantes que trabalham diligentemente a fim de contribuir para a melhoria da comunidade em desenvolvimento em todo o mundo.

5 razões pelas quais os desenvolvedores gostam da DigitalOcean

Em um mundo repleto de provedores de serviços em nuvem, surge a pergunta: por que escolher a infraestrutura DigitalOcean? E por que não escolher qualquer outro provedor de hospedagem em nuvem? Aqui está o porquê.

Desempenho da DigitalOcean

Interface do Usuário Estética e Descomplicada

A maioria dos provedores de serviços de nuvem populares complicam as coisas ao fornecer recursos avançados que comprometem a interface do usuário, sobrecarregando-a com recursos adicionais.

Sua interface de usuário é estética, funcional e sem todos os sinos e apitos que complicam as coisas para o novo usuário. O número de links, botões e recursos de um clique é ideal para garantir o acesso à funcionalidade disponível. No entanto, isso não significa que a DigitalOcean carece de funcionalidade.

É o provedor de nuvem que funciona muito bem para implantar e gerenciar aplicativos da web escalonáveis. Seus aplicativos de um clique são muito bem considerados entre desenvolvedores de software individuais e organizações de pequena escala, pois permitem que você aproveite a automação e integração com ferramentas de terceiros também. Além disso, fornece APIs simples e minimalistas para sua conveniência. Depois de gerar uma API, os desenvolvedores podem usar ferramentas HTTP padrão, incluindo curl, para invocar a API. Ele também fornece SDKS para todas as ferramentas que os desenvolvedores podem precisar ao programar em PHP ou outra linguagem de escolha. Essas ferramentas incluem várias bibliotecas e plug-ins.

Desempenho notável

Todo desenvolvedor espera desempenho de alta qualidade dos seus provedores de hospedagem em nuvem. Eles não querem perder seu tempo na azáfama do gerenciamento de servidores, e a DigitalOcean é a plataforma que não decepciona nesse aspecto.

É um dos primeiros provedores de máquinas virtuais baseadas em SSD e utilizou o IPv6 antes que outros provedores de serviço sequer o considerassem. Os droplets que a DigitalOcean oferece têm um tempo de inicialização extremamente rápido que atinge cerca de 55 segundos.

Seus servidores em nuvem estão em máquinas Hex core poderosas com ECC Ram dedicado e armazenamento RAID SSD. Além disso, oferece rede privada entre as VMs para a execução de clusters de banco de dados e sistemas distribuídos em algumas regiões selecionadas.

Documentação Profissional

A melhor maneira de aprender sobre qualquer recurso é por meio da documentação oficial. Esta é uma estratégia que o Google adotou e com grande sucesso. A documentação da DigitalOcean é abrangente, concreta e com muitos recursos. Inclui tudo, desde tutoriais, guias de instalação, guias de procedimentos e orientações.

Desde a configuração de uma pilha LAMP simples até a implantação de um cluster Kubernetes complexo, sua documentação cobre todos os aspectos que podem incomodar um desenvolvedor de software familiarizado com os jargões e terminologias da plataforma em nuvem.

Esse recurso distinto que oferece são os recursos úteis para desenvolvedores que trabalham em qualquer plataforma de nuvem.

Preço Acessível

Seu preço é o que o diferencia de outras empresas de computação em nuvem que oferecem serviços de hospedagem semelhantes. Seu plano básico é definido em US $ 5 por mês e a escolha de opções de pagamento por hora e mensal torna muito acessível para pequenas startups e desenvolvedores de software individuais adotarem a sua plataforma. Apesar dos arranjos baratos para desenvolvedores de software, ela garante oferecer alto desempenho, o que realmente se tornou a razão do seu sucesso.

Comunidade Digital Ativa

Uma das melhores coisas que esta plataforma de nuvem oferece é uma comunidade digital ativa que ajuda respondendo a dúvidas e mantendo discussões de feedback, para que todos possam se beneficiar delas.

A infraestrutura DigitalOcean sempre incorporou novas tecnologias de ponta, mesmo que não tenham amadurecido completamente. Os especialistas da comunidade estão lá para ajudá-lo com os seus pacotes de conhecimento para que você possa desfrutar da liberdade da mobilidade com pouca ou nenhuma restrição.

Datacenters Digitalocean

No momento, a DigitalOcean possui 12 data centers em locais-chave que permitem que eles atendam a uma parcela significativa de usuários globais. A seguir está a lista dos data centers operacionais atualmente:

Cidade de Nova York, EUA: NYC1, NYC2, NYC3
São Francisco, EUA: SFO1, SFO2
Toronto, Canadá: TOR1
Londres, Reino Unido: LON1
Frankfurt, Alemanha: FRA1
Amsterdã, Holanda: AMS2, AMS3
Singapura: SGP1
Bangalore, Índia: BLR1

O que é a DigitalOcean Storage?

Entusiastas de tecnologia e leigos provavelmente estão curiosos sobre como a DigitalOcean gerencia o armazenamento. Ela armazena dados em hardware separado dos seus droplets e várias cópias desses dados são feitas e armazenadas em local seguro. Ela reduz as chances de perda de dados em caso de uma catástrofe, como falha de hardware.

Seu recurso de escala ao vivo permite que os seus usuários escalem os volumes de armazenamento em bloco de 1 GB a 16 TB. Eles podem redimensioná-los se precisarem de mais espaço e movê-los entre os droplets, tudo de uma maneira muito conveniente.

Além disso, todos os dados criptografados nesta plataforma são transferidos para os droplets dos usuários em redes isoladas.

Seus servidores em nuvem são capazes de controlar os dados de maneira programática. Sua API permite implantar e gerenciar os volumes de armazenamento em bloco. Os usuários podem expandir o espaço de armazenamento de droplet e gerenciar volumes de armazenamento em bloco usando solicitações HTTP convencionais.

Os usuários podem realizar ações que incluem criar volumes, anexar, desanexar e recuperar informações de volume – com comandos curl ou os wrappers oficiais da API Ruby and Go.

O que é um droplet?

Se você chegou até aqui no artigo, deve estar se perguntando o que exatamente é um droplet? Essa terminologia é muito usada e associada a tudo relacionado à infraestrutura da DigitalOcean, mas o que isso significa?

Droplets são máquinas virtuais (VMs) baseadas em Linux flexíveis que são executadas em hardware virtualizado. Cada droplet que você cria é um novo servidor para você.

Existem três tipos diferentes de planos de droplets atualmente oferecidos por eles:

Os Droplets padrão oferecem muita liberdade e flexibilidade em relação às suas necessidades de hospedagem. Esses droplets são mais adequados para indivíduos que procuram hospedar sites, ambientes de teste e empresas com necessidades de computação de baixa intensidade.

Droplets de desempenho de propósito geral são melhores para uma carga de trabalho de produção convencional que requer desempenho de computação previsível e uma proporção mais alta de memória para CPU.

Os Droplets de desempenho otimizado da CPU são melhores para tarefas e projetos com uso intensivo de CPU que requerem desempenho previsível ou dependem da CPU mais do que RAM ou E/S, como processamento em lote de grandes conjuntos de dados, grandes construções e codificação de vídeo.

Além disso, você pode usar o recurso de ‘tags’ para adicionar um rótulo personalizado ao seu droplet. Ajuda na visualização de listas filtradas de droplets.

Referencia: https://www.cloudways.com/blog/what-is-digital-ocean/