O que é DataDog?

Datadog é uma ferramenta de monitoramento e análise para equipes de tecnologia da informação (TI) e DevOps que pode ser usada para determinar métricas de desempenho, bem como monitoramento de eventos para infraestrutura e serviços em nuvem. O software pode monitorar serviços como servidores, bancos de dados e ferramentas.

O software de monitoramento Datadog está disponível para implantação na premissa ou como um software como serviço (SaaS – software as a service). Datadog oferece suporte aos sistemas operacionais Windows, Linux e Mac. O suporte para provedores de serviços em nuvem inclui AWS, Microsoft Azure, Red Hat OpenShift e Google Cloud Platform.

O Datadog usa um agente baseado em Go e seu back-end é feito a partir de Apache Cassandra, PostgreSQL e Kafka. Uma interface de programa de aplicativo (API – application program interface) Rest é usada para permitir que o Datadog se integre a vários serviços, ferramentas e linguagens de programação. Integrações como Kubernetes, Chef, Puppet, Ansible, Ubuntu e Bitbucket.

A interface do usuário inclui painéis personalizáveis ​​que podem mostrar gráficos compostos por várias fontes de dados em tempo real. O Datadog também pode enviar notificações aos usuários sobre problemas de desempenho em qualquer métrica definida, como taxas de computação. Os usuários são notificados por meios como e-mail, Slack ou PagerDuty.

Recursos:

Os recursos que o Datadog oferece incluem:

• Fornece a uma equipe de TI / DevOps uma visão única de sua infraestrutura (incluindo servidores, aplicativos, métricas e outros serviços).
• Painéis personalizáveis.
• Alertas com base em problemas críticos.
• Suporte para mais de 250 integrações de produtos.
• Coleta e análise automática de registros, latência e taxas de erro.
• Permite acesso à API.
• Suporta aplicativos escritos em linguagens como Java, Python, PHP, .NET, Go, Node e Ruby.

Alternativas:

Ferramentas de monitoramento alternativas para Datadog incluem soluções como Science Logic e Zenoss Service Dynamics.

Science Logic é uma ferramenta de monitoramento de infraestrutura de TI que fornece um sistema de monitoramento focado na nuvem, que pode monitorar bancos de dados e desempenho de aplicativos. O Science Logic também pode monitorar nuvens privadas, públicas e múltiplas, redes, armazenamento, hardware e hipervisores.

Zenoss Service Dynamics Software de análise de monitoramento de TI que pode monitorar redes, armazenamento, servidores, nuvem, bancos de dados ou hipervisores. O Service Dynamics está disponível apenas no local, uma versão SaaS é oferecida através do Zenoss como serviço (ZaaS). ZaaS oferece as mesmas habilidades de monitoramento que o Service Dynamics.

Referencia: https://searchitoperations.techtarget.com/definition/Datadog