Como reduzir custos com Google Cloud? 4 dicas essenciais

Todos querem economizar dinheiro onde podem, e isso inclui reduzir os gastos na Plataforma Google Cloud (Google Cloud Platform). A taxa de adoção das plataformas Google Cloud está crescendo agressivamente, impulsionada por preços competitivos e maior credibilidade, o que faz você pensar que os seus custos seriam adequados.

Mas os seus gastos na Plataforma Google Cloud podem aumentar sem você perceber, e ninguém quer gastar mais dinheiro do que o necessário.

Não se preocupe, temos três maneiras de reduzir os seus gastos no ambiente do Google Cloud Platform, e não precisa ser complicado.

1. Exclua snapshots quando não forem mais necessários

Os snapshots individuais em si não são caros, mas quando você tem centenas, o custo pode aumentar rapidamente. Essa quantia aparentemente pequena pode surgir furtivamente em muitos negócios, o que significa que você deve estar sempre monitorando o quanto está gastando com eles, mesmo que sejam apenas alguns snapshots.

As empresas podem controlar os snapshots monitorando os seus custos e uso por Compute Engine VM para garantir que não fiquem fora de controle. É melhor ter um sistema para toda a empresa sobre quantos snapshots devem ser retidos por Compute Engine VM, para que todos possam estar sempre na mesma página.

2. Encerrar os ativos zumbis

Ativos zumbis são componentes de infraestrutura que estão sendo executados no seu ambiente de nuvem, mas não estão sendo usados ​​para nenhum propósito. Eles vêm em várias formas, portanto, certifique-se de estar ciente de todos e quaisquer tipos de ativos zumbis.

Mas não importa a causa ou o tipo, você será cobrado por eles enquanto estiverem em execução. Esses ativos devem ser isolados, avaliados e rescindidos imediatamente se forem considerados não essenciais. Isso é outra coisa que você precisa ficar por dentro, já que alguns podem se tornar muitos e começarem a custar uma quantia significativa para a sua empresa.

3. Migrar para um armazenamento menor

Ao começar com o ambiente de armazenamento de objetos do Google Cloud, você precisa garantir que está usando a classe de armazenamento certa. O Google oferece quatro classes de armazenamento de objetos, todos com tamanhos e preços variados.

Assim como qualquer outra coisa, você precisa ter certeza de que as suas cargas de trabalho estão na classe de armazenamento certa. Embora as cargas de trabalho mais novas possam começar precisando de um armazenamento maior, mais tarde, provavelmente, precisarão de um armazenamento menor. Por não atualizá-las continuamente, a sua empresa pode estar gastando uma grande diferença de preço no espaço de armazenamento desperdiçado.

Reduzir gastos consiste em conhecer ajustes importantes que têm um efeito cascata em seus custos de nuvem. Cada dica ajuda a reduzir os seus custos e, como um benefício adicional, geralmente tornam os seus sistemas mais eficientes.

4. Reduzindo custos com uso de banda (data transfer out)

Um dos maiores vilões quando falamos sobre custos com Cloud, normalmente estão atrelados ao uso de banda (data transfer out). Trata-se de um custo que afeta principalmente sites e aplicações com grande fluxo de visitantes ou que servem itens estáticos grandes, como por exemplo, vídeos, PDFS, imagens, entre outros..

Caso queira reduzir custos com data transfer out, recomendamos utilizar os recursos de cache da GoCache. Leia mais sobre CDN aqui.

Referência: https://www.cloudhealthtech.com/blog/3-ways-reduce-spend-your-google-cloud-platform