O que é Pops? Pontos de Presença

Uma pergunta comum no mundo de entrega de conteúdo e que ouvimos muito é “De quantos PoPs meu site precisa?” Para responder a essa pergunta, primeiro vamos conhecer o histórico dos PoPs de CDN e porque eles foram utilizados pela primeira vez.

O que é um CDN PoP?

Os pontos de presença (Points of Presence – PoPs) estão no centro da infraestrutura de CDN: quando os CDNs surgiram, seu objetivo principal era servir conteúdo de servidores distribuídos globalmente ou PoPs que estavam mais próximos dos usuários finais de um site do que do servidor de origem do site. Ao colocar PoPs em todo o mundo, os visitantes globais de um site seriam direcionados ao PoP mais próximo a eles, em vez de ter que viajar de volta ao servidor de origem. Isso resolveu um problema central nos primeiros dias da internet, já que os centros de hospedagem tinham baixa largura de banda e conforme mais e mais pessoas tentavam acessar os sites, havia um gargalo que fazia com que os sites respondessem às solicitações lentamente ou entrassem em colapso sob a pressão de muitos pedidos e ficassem offline.

PoPs de CDN resolveram esse problema dispersando o número de solicitações que vão para o servidor do site em muitos servidores em todo o mundo e, ao mesmo tempo, armazenando conteúdo em cache em cada PoP que poderia ser servido imediatamente aos visitantes do site sem voltar ao servidor do site. Quando um cache de PoP estava cheio (mais sobre isso abaixo), determinado conteúdo poderia ser servido diretamente desse cache de PoP. Os itens mais comuns a serem armazenados em cache no PoP eram objetos estáticos, como arquivos de imagem. Hoje em dia, os CDNs são muito mais poderosos e muitos outros itens, incluindo arquivos dinâmicos, também podem ser armazenados em um cache.

Conforme o uso da Internet cresceu, os CDNs legados adicionaram mais e mais PoPs, e hoje esses CDNs mais antigos têm, segundo algumas estimativas, centenas de milhares de PoPs em todo o mundo. Mas voltando ao ponto em questão – seu site realmente precisa de todos esses PoPs?

Nos últimos anos, os CDNs modernos surgiram e desafiaram a noção de que um número maior de PoPs é melhor, colocando PoPs mais poderosos em pontos estratégicos ao longo do backbone da Internet. O backbone da Internet é a série de cabos que conectam locais ao redor do mundo à Internet: quanto mais longe um usuário final estiver do backbone da Internet, mais tempo o conteúdo levará para ser entregue a ele. Ao colocar os PoPs próximos ao backbone da Internet, os CDNs modernos reduzem o tempo que o conteúdo leva para viajar entre os locais.

Além de colocar PoPs em locais estratégicos, os CDNs modernos também têm muito menos PoPs do que os CDNs legados. Em vez de dezenas de milhares, eles podem ter menos de 50 PoPs em todo o mundo. Os proprietários de sites podem se preocupar com o fato de que ter menos PoPs tornará os seus sites mais lentos, mas, na verdade, para todos, exceto o menor número de sites, menos PoPs resultará em melhor armazenamento em cache e desempenho do site.

Aqui está uma explicação rápida de porque isso ocorre: Quando o primeiro usuário visitar uma página da web (neste exemplo, usaremos a página inicial de um site), ele será direcionado ao CDN PoP mais próximo. No entanto, esse PoP ainda não terá nenhum conteúdo em cache armazenado e precisará voltar ao servidor de origem para obter o conteúdo da página inicial. O PoP então entregará esse conteúdo ao primeiro visitante e armazenará uma cópia do conteúdo que pode ser veiculada do cache para o segundo visitante e os visitantes subsequentes.

A porcentagem de “acertos de cache” indica a porcentagem de solicitações que podem ser atendidas a partir de um cache preenchido, e os sites devem ter como objetivo ter uma porcentagem de acertos de cache o mais próximo possível de 100%. Para fazer as contas, se a página inicial de um site tem 100 visitantes da Costa Leste indo para um PoP em Nova York, o primeiro visitante contaria como uma “falha de cache” e o resto seria “acessos de cache”, resultando em uma taxa de acerto de cache de 99%. No entanto, se esses mesmos visitantes estivessem espalhados por 10 PoPs ao longo da Costa Leste, a porcentagem de acertos do cache de cada PoP seria de 90%, supondo que os visitantes sejam distribuídos igualmente. Se os visitantes não forem distribuídos igualmente entre os 10 PoPs, alguns PoPs terão uma taxa de acerto de cache mais baixa.

-Mais visitantes experimentando um tempo de carregamento mais lento devido ao cache do PoP não estar preenchido
– Aumento de solicitações ao servidor do site para preencher os vários PoPs

Por isso, o único tipo de site que se beneficia de um CDN com milhares de PoPs em todo o mundo é aquele que atende apenas algumas páginas a um público global muito distribuído. Na verdade, para muitos sites, o desempenho e a taxa de acertos do cache melhorarão com menos PoPs.

> Aprenda mais sobre CDN

Referencia: https://www.section.io/blog/more-pops-cdns/