Por que você precisa de uma CDN para o seu WordPress?

Por que você precisa de uma CDN para WordPress?

Sempre tem alguém perguntado como acelerar um blog WordPress. Nos posts anteriores sempre enfatizamos muito o potencial de uma CDN para esta finalidade, mas ainda parece que não esclarecemos o suficiente.

Muitas pessoas ainda não entenderam o que é exatamente uma CDN, pois sempre existe a questão: “Eu ainda preciso de um servidor de hospedagem se eu contratar uma CDN?”. Então, neste artigo, tentaremos explicar o que é uma CDN e por que você precisa de uma CDN para o seu blog WordPress.

Se preferir, veja o vídeo abaixo para ter uma ideia geral sobre CDN, depois leia o artigo para maiores detalhes.

CDN é abreviação de Content Delivery Network (ou Rede de Distribuição de Conteúdo), que é uma rede de servidores que entregam conteúdo estático dos sites aos usuários (ou mesmo conteúdo dinâmico, como no caso do Smartcache), baseando-se na localização geográfica do usuário para conectá-lo ao servidor mais próximo e mais rápido.

CDN

Muito confuso eh? Vamos colocar em palavras mais simples:

Normalmente, quando um usuário vem ao seu blog do WordPress, eles são redirecionados para seu servidor web (ou seja, Locaweb, AWS, UOL Host, etc). O seu servidor web está em uma localização central, digamos, São Paulo. Então, todos os usuários em seu site acessam esse servidor para visualizar seu conteúdo.

Agora, se você tiver um alto volume de tráfego, então você poderá sobrecarregar o seu servidor, o que tornará o carregamento lento ou apresentará falhas no site. Esse é um dos pontos em que uma CDN é útil, pois ela é uma rede com dezenas ou centenas de servidores, e mas o mais importante é que esses servidores estão espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

Quando você usa uma CDN, o conteúdo de seu site é armazenado (na forma de “cache”) em todos esses servidores da rede. Este conteúdo inclui imagens, folhas de estilo (arquivos css), javascripts, Flash, etc. A partir daí, quando um usuário visita seu site, a tecnologia CDN redireciona-o automaticamente para o servidor mais próximo de sua localização, aliviando a carga em seu servidor principal e carregando o site muito mais rápido.

Por exemplo: se o seu servidor principal estiver hospedado em São Paulo e alguém de Fortaleza tentar acessar seu site, ele será redirecionados para o servidor mais próximo que deverá estar no nordeste, bem próximo ou mesmo na própria cidade de Fortaleza.

A proximidade do usuário ao servidor da CDN tem um impacto positivo no tempo de carregamento. Ao replicar seu conteúdo em vários servidores, geograficamente dispersos, você pode fazer suas páginas carregarem muito mais rápido. Em palavras simples, quanto mais perto o servidor da CDN estiver do usuário, mais rápido o usuário obtém o conteúdo do site.

Por que você precisa de uma CDN para WordPress?

Lendo a seção acima, então você pode ver claramente que utilizar uma CDN pode causar um enorme impacto positivo em seu site. Abaixo estão algumas das vantagens que podemos ressaltar:

Velocidade: Uma vez utilizando uma CDN em seu site, ele ficará certamente mais rápido pelos motivos apontados no inicio do texto, como localização geográfica e distribuição de carga nos servidores.

Robustez: Uma CDN permite distribuir a carga para vários servidores em vez de ter 100% de tráfego em seu servidor principal. Assim ele fica menos propenso à falhas e lentidão.

Redução de Processamento do WordPress: O WordPress é uma plataforma que pode exigir muito processamento de seu servidor. Ao utilizar tecnologias como a SmartCache, você evita ter que processar repetidamente as páginas que são frequentemente acessadas, podendo aliviar em mais de 90% a demanda por processamento em seu servidor de hospedagem.

Experiência aprimorada do usuário: Utilizando uma CDN você perceberá um declínio na taxa de rejeição de seu site. Além disso, provavelmente também verá aumento nas visualizações de páginas e no número de páginas visitadas por cada usuário. Então, claramente, um site rápido significa melhor experiência do usuário.

Melhoria no SEO: O Google afirmou claramente que os sites mais rápidos tendem a ter uma melhor posição nos mecanismos de busca.