Case de sucesso - Resultado Fácil

Veja como o Resultado Fácil melhorou o monitoramento de segurança, performance e saúde da aplicação com o uso de Edge Insights da GoCache

Conheça o Resultado Fácil

O site Resultado Fácil é um dos principais sites e aplicativos para acompanhar resultados lotéricos e de bancas de jogos. 

Com mais de 100 milhões de requisições por mês, a aplicação serve usuários de todo o Brasil que buscam resultados na internet. 

Posicionado nas principais palavras-chave do Google relacionadas ao tema, a equipe do Resultado Fácil buscou a GoCache em 2019 com a inteção de melhorar a performance de sua aplicação, aplicando estratégias de cache dinâmico para acelerar a entrega de conteúdo, com o objetivo de ganho em poder de escala.  Além disso, o time também investiu em segurança, utilizando recursos de WAF e Edge Firewall. 

Recentemente o Resultado Fácil passou a utilizar os serviços de Edge Insights da GoCache com o objetivo de aprimorar métricas relacionados a SEO e performance. 

Vertical: Resultados de jogos

Cliente GoCache desde: 2019

Site: https://www.resultadofacil.com.br/

Principais resultados:
  • Melhorias em métricas relacionadas a SEO como lentidão e páginas não encontradas 
  • Detecção e correção de erros 5xx
  • Desenvolvimento de relatórios de acompanhamento diário 
Um pouco sobre o Edge Insights:

Boa parte das equipes de tecnologias que cuidam da disponibilidade, segurança e confiabilidade das aplicações web não tem expertise e tempo para fazer análises do comportamento dos acessos nos logs, visando identificar acessos maliciosos.

Entendendo essa necessidade, a GoCache lançou uma solução que, numa interface super amigável, o cliente consegue definir quais informações gostaria que fossem exibidas na análise, o período da análise, e os filtros necessários.

>> Conheça mais sobre o Edge Insights

Resultado Fácil e o uso do Edge Insights:

Assim que o time do Resultado Fácil passou a utilizar os recursos de Edge Insights da GoCache, o primeiro objetivo foi otimizar a entrega da aplicação. Basicamente, o objetivo era encontrar pontos de melhoria em lentidão e páginas não encontradas, realizando correções que beneficiassem a performance geral da aplicação. 

Para isso, foram utilizados relatórios pré formatados pela GoCache e customizados pela própria equipe do Resultado Fácil, como por exemplo: 

SEO - Observando métricas de lentidão

Inicialmente foram investigadas quais as páginas mais lentas para carregar dentro do site. 

Edge Insights – Filtro padrão de páginas mais lentas para carregar

Utilizando o filtro acima o time pode determinar um intervalo confiável para analise, além de determinar colunas, filtros e ordenações que mais fazem sentido para cada tipo de análise.

Edge Insights – Resultado do filtro padrão de páginas mais lentas para carregar

Através dos resultados do filtro foi possível identificar por URL as páginas mais importantes, e com alto tempo de resposta de origem, visualizando também o método de entrega e status code. 

Observações como essa permitiram ao time do Resultado Fácil visualizar com facilidade possíveis pontos de melhoria em cache, além de permitir ver quais páginas não elegíveis a entrega de cache deveriam ser otimizadas a nível de infraestrutura. Trata-se de um ponto diferencial do Edge Insights, visto que além de permitirmos visualizações da saude da aplicação que é servida pela GoCache, também filtramos importantes informações da infraestrutura de hospedagem, possibilitando melhorias tanto na borda quanto na origem. 

Saúde da Aplicação - Detectando erros 4xx e 5xx

Após identificar as páginas mais lentas e aplicar as devidas correções, o time decidiu investigar quais as páginas que apresentavam erros de 4xx e 5xx. 

Edge Insights – Filtro Top URLS por requisição

Utilizando o filtro acima foi possível observar por URL e quantidade de requisições todas as páginas que apresentavam erros com 4xx e 5xx. Já em nível de ordenação, foi escolhido observar em ordem decrescente, possibilitando atuar primeiro nas páginas com o maior número de erros. 

Edge Insights – Resultado do filtro Top URLS por requisição

Considerando que o Resultado Fácil conta com milhares de páginas e inclusões diariarias de resultados, é natural que determinadas páginas possam passar a apresentar erros de 4xx e 5xx com o tempo.

O filtro tem sido utilizado frequentemente pelo time com o objetivo de realizar os ajustes necessários, seja corrindo páginas, deletando ou realizando redirects 301 e 302. Com isso é possível reduzir erros encontrados no Search Console, bem como, economizar recursos de infraestrutura com requisições em páginas não disponíveis. 

Eficiência de cache - Detectando URLS com BYPASS

O time do Resultado Fácil sempre foi muito orientado a performance e logo nos primeiros dias na GoCache a equipe implementou cache dinâmico, entregando assets como HTML diretamente pela GoCache. 

Buscando otimizar ainda mais os resultados, a equipe do Resultado Fácil tem usado o Edge Insights da GoCache para identificar páginas com método GET e BYPASS com o objetivo de otimizar a entrega via cache. 

Edge Insights – Filtro personalizado para identificar páginas com BYPASS

O relatório acima foi personalizado com colunas de quantidade de requisições, status code, método e URL. Já em filtros, o time decidiu observar métodos GET e BYPASS para encontrar páginas elegíveis a cache que ainda não vem sendo entregues pela GoCache.

Edge Insights – Resultado do filtro personalizado para identificar páginas com BYPASS

Observando os resultados foi possível detectar páginas com status 5xx que poderiam ser corrigidas para otimizar a aplaicação ou reduzir custos com infraestrutura. Além disso, foi possível identificar páginas com 2xx, 3xx e 4xx elegíveis a cache, mas que estavam sendo entregues via BYPASS. 

Analytics GoCache – Requisições economizadas e cobertura de cache

A aquipe tem colhido ótimo frutos com os recursos de Edge Insights, alcançando mais de 98,9% de economia de requisições e 100% de cobertura em cache.

Depoimento - Resultado Fácil

A ferramenta permite inúmeras possibilidades de relatórios que ajudam no acompanhamento e melhoria da aplicação, além de ajudar a prevenir falhas de segurança e permitir acompanhar o crescimento da aplicação, sendo estes os nossos principais usos: 

  • Análises de acessos por IP;
  • Detecção de crawlers;
  • Detecção de erros e páginas não encontradas (status 4xx, 5xx);
  • Estatísticas de tipos de dispositivos que acessam;
  • Detecção de acessos indevidos;
  • Facilidade para detectar rastreadores maliciosos;
  • Estatísticas de acessos por Localização;

Segundo Jordani da Silva da Cruz, administrador do Resultado Fácil, o Edge Insights permitiu melhorar o acompanhamento da aplicação nos quesitos de Segurança, SEO (métricas de lentidão e páginas não encontradas) e na “Saúde da aplicação” (detecção de erros 5xx) por meio dos relatórios customizados que a plataforma possibilita.

Quer conhecer o Resultado Fácil?

Sua empresa precisa de ajuda?

Se sua empresa tem desafios similares ao do Resultado Fácil, por favor, fale conosco :) 

Confira outros cases da GoCache

Case Ultrafarma

Confira como o principal e-commerce de remédios do Brasil ganhou mais poder de escala e reduziu custos com CDN.

Case XTech

Conheça um pouco mais sobre a integração via API entre a XTECH Commerce do grupo VTEX e a GoCache.

Case Buser

Entenda como o principal aplicativo de viagens de ônibus do país aumentou sua segurança com o Rate Limit da GoCache.

Case Onfly

Veja como a Onfly otimizou a experiência de seus usuários, reduzindo latência de entrega em todas as regiões do país.

Case GuiaInvest

Saiba mais sobre a otimização que o time da GuiaInvest fez para melhorar seus resultados de Core Web Vitals.