Razões para realizar testes de penetração – Pentest

Os testes de penetração (também conhecidos como pentests ou hacking ético) referem-se ao processo de segurança que avalia as aplicações do seu sistema de computador em busca de vulnerabilidades e susceptibilidade a ameaças como hackers e ciberataques. Exemplos de vulnerabilidades incluem bugs de software, falhas de design e erros de configuração.

Os pentests são ocasionalmente conhecidos como ataques de White Hats porque envolvem a tentativa de uma parte benevolente de invadir um sistema. As empresas devem realizar testes de penetração regularmente, pelo menos uma vez por ano, para garantir que sua infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) permaneça forte e bem protegida. Embora as empresas de tecnologia e organizações de serviços financeiros realizem com mais frequência os testes de penetração, todos os tipos de organizações podem se beneficiar muito ao realizar esse tipo de avaliação.

O que são testes de penetração?

Os pentests podem ser realizados contra intervalos de endereços IP, aplicações individuais ou mesmo com base no nome de uma organização. E possuem o objetivo de identificar pontos fracos na defesa de um sistema por meio de um ataque simulado pode ajudar as empresas a obter informações sobre diferentes maneiras pelas quais, hackers podem obter acesso não autorizado a informações sensíveis e/ou pessoais, ou se envolver em algum outro tipo de atividade maliciosa que pode resultar em uma violação de dados. Essas violações de dados dependendo do objetivo do atacante, possuem a capacidade de serem extremamente custosas para as organizações, e desgastante para a confiança dos clientes. O grau de acesso que um atacante pode atingir depende do que sua organização está tentando testar.

Os cinco principais tipos de testes de penetração são: testes direcionados, testes internos, testes externos, testes cegos e testes duplo-cegos. Cada tipo de teste dá a um atacante um nível diferente de acesso ao sistema e às aplicações de uma organização.

Aqui estão dois exemplos de testes de penetração:

Fornecer a uma equipe de consultores o endereço do escritório de uma organização e instruí-los a tentar entrar em seus sistemas. As diferentes técnicas que a equipe poderia usar para invadir o sistema incluem engenharia social (pedir a um funcionário de nível inferior que faça verificações de segurança) e ataques complexos específicos de aplicativos.

Quando uma organização realiza testes de penetração depende de vários fatores, incluindo:

  • Tamanho da presença online
  • Orçamento da empresa
  • Regulamentação e conformidade
  • É amplamente acessível pela internet

Os testes de penetração também devem ser personalizados de acordo com as necessidades e objetivos específicos da organização, bem como com a indústria à qual ela pertence. Relatórios de acompanhamento e testes de vulnerabilidade também devem ser conduzidos. Um relatório adequado deve indicar claramente quais aplicações ou sistemas foram testados e relacionar cada um deles à sua vulnerabilidade.

Por que os testes de penetração são importantes?

Em 2015, o Instituto Ponemon conduziu um estudo sobre o custo das violações de dados que entrevistou 350 organizações de 11 países diferentes que haviam sofrido violações de dados. Quase metade dessas violações (47%) foi resultado de um ataque malicioso, e o restante ocorreu devido a falhas no sistema e erros humanos.

1) Preparação para um ataque

Os testes de penetração também podem fornecer soluções que ajudarão as organizações não apenas a prevenir e detectar invasores, mas também a expulsar tal invasor de seu sistema de maneira eficiente.

2) Identificação de Riscos

Os testes de penetração também oferecem insights sobre quais canais em sua organização ou aplicativo estão mais em risco e, portanto, que tipos de novas ferramentas de segurança você deve investir ou protocolos que deve seguir. Esse processo pode ajudar a descobrir várias vulnerabilidades importantes do sistema que você pode nem ter pensado.

3) Redução de Erros

Relatórios de testes de penetração também podem ajudar os desenvolvedores a cometer menos erros. Quando os desenvolvedores entendem exatamente como uma entidade maliciosa lançou o ataque em um aplicativo, sistema operacional ou outro software que eles ajudam a desenvolver, eles ficarão mais conscientes/atentos em relação aos problemas que geraram uma brecha no passado.

Também deve ser observado que a realização de testes de penetração é especialmente importante se sua organização:

  • Fez atualizações significativas, ou outras mudanças recentes em sua infraestrutura de TI ou aplicações
  • Aplicou patches de segurança ou modificou políticas de usuários finais

Se você deseja obter mais informações sobre testes de penetração, entre em contato com os experientes analistas de cibersegurança da GoCache.