Nova funcionalidade: Log streaming – Visualize os logs da CDN em tempo real

As infraestruturas tem se tornado cada vez mais complexas, o que traz grandes desafios em sua administração. Um componente essencial para uma boa gestão de infraestrutura de servidores e equipamentos de forma geral é a centralização e a agregação de logs em um ponto único. Além de ampliar a visão de como vai a infraestrutura, agiliza o troubleshooting e permite que estes logs sejam indexados para permitir a criação de monitorações e alertas.

Na CDN isso não poderia ser diferente. Como boa parte dos acessos são absorvidos pela plataforma, sem chegar até a infraestrutura de origem de nossos clientes, muitas vezes isso os deixa às escuras, sem saber de fato as requisições que temos atendido. Isso é especialmente importante para empresas com alto tráfego, com maiores preocupações acerca da segurança e para os integradores/plataformas que tem centenas ou milhares de sites sendo acelerados pela GoCache.

Demos um passo importante neste sentido com o lançamento de uma nova funcionalidade, que permite a sincronização de logs de acesso para um servidor syslog remoto!

A configuração é extremamente simples, na aba Configurações->Logs, bastando especificar o IP/porta do servidor remoto, o protocolo que deseja utilizar e opcionalmente um token para ser incluído no início de cada linha de log.

Já nesta primeira versão, é possível enviar os logs utilizando o protocolo TCP+TLS. Isto significa que os dados são encriptados, impedindo que informações sensíveis sejam expostas e interceptadas. Além de TCP+TLS, é possível sincronizá-los através de UDP ou TCP.

Os logs podem ser enviados para servidores syslog-ng, rsyslog, mas também para outros softwares, como Logstash, que poderia receber os logs via syslog e enviá-los para um Elasticsearch, que indexa os dados e facilita a busca.

A evolução desta funcionalidade, permitirá que a linha de log enviada seja customizada (LogFormat) e facilitaremos a integração com softwares cloud-based como Loggly, Logentries e Papertrail.

Dashboard da Loggly

 

Está com dúvidas em como esse novo recurso pode ajudá-lo? Envie um email para suporte@gocache.com.br, que teremos prazer em auxiliar.