Anunciando a API pública da GoCache CDN

Estamos animados com o lançamento da versão beta de nossa API pública, transformando a GoCache CDN em uma plataforma extensível para a construção de novos serviços. Já a utilizamos internamente desde o início da GoCache, em nosso painel de controle e por isso temos grande segurança em abrí-la ao público.

Alguns casos de uso que imaginamos incluem:

  • Construção de plugins e extensões para plataformas CMS e de e-commerce, facilitando a interação com a GoCache CDN e melhorando a experiência de uso;
  • Permitir a criação de automações na infraestrutura e aplicação de nossos clientes

O que é possível fazer com a API?

Neste primeiro momento é possível criar integrações com a nossa API para utilizar o recurso de limpeza de cache instantânea. É comum clientes utilizarem um tempo de expiração (TTL) de cache pequeno, para que as atualizações dos objetos estáticos ou páginas dinâmicas do site não demorem para ser atualizadas em eventuais alterações no conteúdo do site. Isso faz com que a GoCache tenha necessidade de enviar requisições para os servidores de origem com maior frequência, diminuindo a eficiência de nossa plataforma.

Criando integrações com esse recurso, permitirá que seja utilizado um TTL maior nestes casos, aumentando a eficácia do nosso cache e reduzindo mais ainda o consumo de recursos na infraestrutura de hospedagem, como banda e CPU. Nossa API pode ser invocada, por exemplo, quando uma imagem ou mesmo uma página de produto de um e-commerce for alterada. Basta utilizar esse serviço informando as URLs alteradas, que elas serão removidas em um piscar de olhos (sim, essa operação dura cerca de 250ms). Veja um exemplo:

 $ curl -X DELETE -i https://api.gocache.com.br/v1/cache/lojadecalcados.com.br \
 -H 'GoCache-Token: seu_token' \
 -d "urls[1]=http://www.lojadecalcados.com.br/sapatilha-com-pedraria/" \
 -d "urls[2]=http://www.lojadecalcados.com.br/img/sapatilha.jpg"

Por onde começar?

A API GoCache é RESTful, usa HTTPS e JSON como formato de retorno. Se você tem experiência com APIs, se sentirá em casa. Se não tem, confira os exemplos de utilização em nossa documentação. É uma questão de minutos para começar a utilizá-la.

Aprenda mais em docs.gocache.com.br. E por favor, sinta-se à vontade para enviar dúvidas ou sugestão para nós através do email api-feedback@gocache.com.br.

O futuro

Nas próximas semanas e meses, nós liberaremos mais recursos na API para permitir o controle de todas as funcionalidades de nossa plataforma.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das melhorias em nossa API e outras novidades na GoCache!