Como a inovação mudará o futuro dos Market Places?

A geração Millenials e as gerações mais jovens estão posicionadas para assumir as empresas tradicionais e cargos executivos em todo o mundo. Imersos em tecnologia digital desde o nascimento, esses jovens consumidores e profissionais estão acostumados a usar ferramentas digitais, fazer compras globalmente online, receber notícias diretamente em seus telefones e fazer negócios e conexões pessoais por meio de plataformas de mídia social, tanto aqui como no exterior. Ao contrário dos baby boomers, a geração Millenials aceita a necessidade de atualizações frequentes, novos produtos baseados em tendências sociais e novas plataformas empolgantes para comprar e vender produtos e mercadorias.

Esses consumidores abraçam a inovação do comércio eletrônico em vez de resistir às mudanças, e as empresas B2B precisam cultivar essa atitude e acompanhar o ritmo das tecnologias emergentes para ter sucesso. A era da plataforma de mercado móvel, social e vertical chegou, e as empresas com visão de futuro podem aproveitar os mercados de próxima geração para expandir suas operações, ampliar suas bases e fornecer maior acessibilidade a produtos e serviços em locais onde os seus clientes compram outros bens. Essa é uma etapa crítica para empresas B2B que desejam obter sua participação no crescente mercado de B2B, que deverá atingir US $ 6,7 trilhões em 2020.

O MERCADO EM CRESCIMENTO DE B2B TEM PREVISÃO DE ATINGIR US $ 6,7 TRILHÕES EM 2020.

A geração millenial gosta de colaborar com as empresas quando apoia a filosofia central dela, mas o acesso aos recursos de ponta das plataformas de marketing de uma empresa é ainda mais crítico para desenvolver fidelidade e gerar vendas. O preço importa menos do que a experiência do usuário, conveniência e acesso a recursos de autoatendimento avançados. Essa mudança no modelo de negócios B2B afeta tudo em marketing e vendas. As empresas B2B nem conseguem atrair e reter os melhores talentos, a menos que inovem regularmente e se adaptem às novas expectativas. Um estudo da Deloitte descobriu que 44% dos millennials esperam deixar seus empregos nos próximos dois anos por causa da tecnologia antiquada e das atitudes regressivas dos executivos da empresa. [2] A lealdade dos funcionários não é mais concedida cegamente às empresas, mas às organizações que inovam, têm políticas de RH com visão de futuro e fornecem aos funcionários oportunidades de fazer networking e colaborar com marcas e empresas favorecidas

Os números da Amazon

Dadas essas tendências de marketing, é fácil ver como é importante comercializar produtos e serviços B2B em vários canais, incluindo as plataformas internacionais emergentes de comércio eletrônico. O sucesso da Amazon é impossível de se negar porque o seu mercado, o Amazon Prime, atraiu entre 250 milhões e 330 milhões de usuários diários. Esse é um grande público que não pode ser subestimado. Os recursos de mercado da Amazon incluem serviços sob demanda, como streaming de vídeo, que 19 por cento da geração millenial usa como sua fonte preferida de entretenimento. Outras estatísticas importantes para a Amazon incluem:

  • Os vendedores da Amazon ganham US $ 1 milhão anualmente, ou cerca de quatro vezes mais que o eBay.
  • 2,1 % dos vendedores da Amazon ganham mais de US $ 10 milhões em receita anual.
  • 55% dos vendedores obtêm 20% ou mais de lucro.
  • 63 % dos vendedores da Amazon vendem seus produtos apenas em plataformas de mercado.
  • Cerca de 29% dos vendedores da Amazon estão insatisfeitos com seu software de gerenciamento omnicanal.

Independentemente de a empresa vender produtos para empresas ou consumidores de varejo, o software legado pode ser insuficiente. É quase impossível gerenciar vários canais de vendas em diferentes jurisdições fiscais e mercados estrangeiros sem a integração total do gerenciamento de canais, software de CRM e ERP.

A plataforma de mercado da Amazon agrada seus principais usuários, oferecendo um conjunto de ferramentas digitais integradas, como software de reprecificação, aplicativos que gerenciam estoque e SKUs e programas que ajudam os vendedores a atender aos rígidos padrões da FBA. Algoritmos de automação sofisticados economizam tempo e dinheiro que os vendedores podem usar para resolver problemas, explorar ideias de marketing inovadoras e investir em oportunidades de negócios.

A necessidade de inovação contínua

Muitas organizações não conseguiram sobreviver a grandes mudanças nas práticas de negócios e tendências de consumo. As plataformas de mercado oferecem oportunidades, mas apenas as empresas que cultivam flexibilidade e tecnologias ágeis têm garantia de sucesso. Blockbuster Video, Digital Equipment Corporation, Montgomery Ward, Polaroid e GM são empresas que não conseguiram se adaptar aos mercados e tecnologias em mudança. Organizações que têm sucesso – e são mais propensas a dominar as vendas no mercado – superam a resistência à mudança seguindo estas práticas:

  • Implementar vários projetos e vender em vários canais para desenvolver novos mercados
  • Planejamento obsessivo sobre como responder a vários cenários de negócios e mercado
  • Acompanhar as ações dos concorrentes de negócios de perto
  • Mostrar disposição de canibalizar os fluxos de receita existentes da empresa para construir oportunidades mais lucrativas
  • Abandonar práticas tradicionais prontamente para desenvolver fontes de receita promissoras

Tecnologia e E-Commerce

Independentemente de quem é o alvo da empresa – clientes B2B no atacado, compradores no varejo ou nichos de mercado – um canal de mercado provavelmente já está disponível ou em estágio de planejamento. Alguns dos canais de mercado atuais e futuros incluem essas possibilidades que foram compiladas pelo Citi Global Perspectives:

Mercados diretos ao consumidor

A Etsy e muitas outras empresas oferecem plataformas nas quais as empresas podem vender produtos e serviços diretamente aos consumidores. Outras plataformas diretas incluem Amazon, eBay e Squarespace, uma plataforma que permite que as empresas estabeleçam operações de loja dentro do mercado para vender mercadorias. As plataformas diretas ao consumidor podem desafiar as lojas físicas em uma década.

Epigenética

As doenças genéticas têm se mostrado difíceis de tratar, mas plataformas dedicadas para a venda de medicamentos órfãos que controlam genes podem desencadear pesquisas avançadas e plataformas de mercado de especialidades para vender medicamentos e terapias. Esses sites também podem vender equipamentos de tratamento relacionados e dispositivos de monitoramento que podem ser usados.

Comércio eletrônico inteligente

A Amazon já fornece uma lista personalizada de recomendações com base no comportamento do comprador e no histórico de compras. O comércio contextual permitiria que aparelhos inteligentes lembrassem as pessoas quando os suprimentos estão acabando. Os consumidores poderiam pedir comida pela geladeira e despensa e suprimentos para jardins pelos galpões de ferramentas inteligentes.

Tecnologia robótica de código aberto

Os robôs realizam tarefas repetitivas sem reclamar, e as empresas e consumidores pedem cada vez mais tecnologias robóticas industriais para várias aplicações comerciais e pessoais. Os mercados de robótica podem dobrar as vendas desses produtos até 2020.

Referencia: https://www.clarity-ventures.com/blog/how-innovation-will-change-the-future-of-the-marketplace