Case de sucesso - Yampi

Veja como a Yampi tem automatizado toda sua operação de CDN e Segurança via API Pública da GoCache

Conheça a Yampi:

Fundada em 2011, A Yampi nasceu para revolucionar os produtos digitais para e-commerce.

Nosso desafio diário é redefinir e aprimorar os processos de compra e venda online. Com um time que ama design + tecnologia, facilitamos o trabalho dos e-lojistas e otimizamos a experiência dos e-compradores.

Prazer, nós somos a Yampi.

Vertical: Plataforma de E-commerce

Cliente GoCache desde: 2019

Site: https://www.yampi.com.br/

Principais resultados:
  • Automatização completa de novos domínios com definições de cache e segurança via API Pública
  • Geração automática de certificado SSL para múltiplas lojas virtuais
  • Redução em latência em todo o território nacional
  • Gestão de domínios e squads via painel multiusuário
Qual era o desafio?

A Yampi é uma plataforma de e-commerce em modelo SaaS (Software as a Service), o que naturalmente traz grandes desafios relacionados a escalabilidade de operação, uma vez que a equipe de desenvolvimento e infraestrutura precisa lidar com um número expressivo de e-commerces que são criados e alterados diariamente.

Em 2019, quando iniciamos nossas relações, nosso objetivo conjunto foi integrar todos os recursos da Yampi na GoCache, através de nossa API Pública, permitindo que todo o processo de criação de uma loja e possíveis alterações fossem feitas automaticamente, sem a necessidade de acesso ao painel ou configurações manuais.

Abaixo, vamos abordar alguns dos recursos que a Yampi tem utilizado em conjunto com a GoCache. Vamos lá?

Registro de domínios automáticos na GoCache:

Com milhares de domínios cadastrados e ativos, A Yampi tem o desafio de registrar todos seus domínios dentro da GoCache de maneira automatizada. Para isso, foram criadas regras e rotinas via API Pública que permitissem que o processo de novos domínios e subdomínios fosse automatizado.

Exemplo da chamada via API para registro de domínios

Geração automática de certificados SSL:

É evidente que o time da Yampi assegura que todas as suas lojas sejam entregues com certificados SSL que além de fornecer mais proteção, são itens essenciais para qualquer loja virtual, independente do seu porte ou mercado de atuação.

Exemplo da chamada via API para ativar ou desativar certificados em um domínio

A cada novo domínio cadastrado na plataforma da Yampi, automaticamente a GoCache gera certificados SSL para todos os domínios e subdomínios da conta. Trata-se de um processo automatizado via API Pública, sem a necessidade de configurações manuais. 

Deve-se levar em consideração que a GoCache oferece certificados SSL gratuitos para qualquer volume de domínios. Além disso, os domínios são renovados automaticamente pela nossa rede e podem ser configurados em modo Edge Security que criptografa a comunicação entre os visitantes do site e a GoCache (borda), mas não entre a GoCache e o serviço de hospedagem ou em Full Security que criptografa a comunicação de ponta a ponta, desde o navegador do cliente, até o serviço de hospedagem. Neste modo é necessário um certificado SSL instalado no serviço de hospedagem.

Painel GoCache – Visualizar opções de modo SSL e Certificados gerados por domínio

Políticas de cache e regras personalizadas:

Sabe-se que o uso de CDN para aumentar o poder de escala e melhorar performance é essencial em qualquer tipo de e-commerce, e quando pensamos em plataformas, é evidente a necessidade de extrair ao máximo o poder que uma CDN pode oferecer.

Pensando nisso, o time da Yampi desenvolveu políticas de cache sob medida para sua plataforma, definido para suas contas tempos de expiração, comportamento de cache, status code indexáveis com regras de negócio adaptadas à sua plataforma.

Já que todo o processo de criação de lojas é feito automaticamente via API, é evidente que todas essas configurações são automatizadas dentro de nossa plataforma.

Painel GoCache – Possibilidade de configuração simplificada de cache

Gestão de Squads através do Painel Multiusuário:

Por administrar milhares de domínios diferentes em sua plataforma de e-commerce SaaS, a Yampi tem o desafio de gerenciar squads de desenvolvimento. 

Pensando nisso, o time da Yampi também utiliza os recursos de painel multiusuário da GoCache, permitindo criar usuários com credenciais e tokens únicos, selecionando exatamente quais atribuições cada usuário terá acesso dentro da plataforma da GoCache. 

E assim como é feito em outras áreas, a gestão de squads também pode ser feita via API Pública, trazendo ainda mais agilidade para a operação. 

Exemplo de chamada de multi usuário da API Pùblica

Vemos abaixo os grupos de usuários da Yampi que são atribuídos a diferentes grupos e listas de domínios. Além disso, é possível definir diferentes modelos de permissionamento por usuário, definindo aqueles que podem consultar regras e condições, editar ou criar novas regras ou excluir.

Painel GoCache – Usuários do painel multiusuário

Depoimento:

Segundo Lucas Colette, CEO da Yampi a GoCache tem sido um parceiro estratégico na frente de distribuição de conteúdo e automatizações.

“Para nós a área de performance de nossa plataforma é essencial, e vimos na GoCache todo o potencial para distribuir nossas aplicações com a menor latência possível, graças aos pontos de presença em todo o território brasileiro”.

Quer conhecer a Yampi?

Sua empresa precisa de ajuda?

Se sua empresa tem desafios similares ao da Yampi, por favor, fale conosco :) 

Confira outros cases da GoCache

Case Ultrafarma

Confira como o principal e-commerce de remédios do Brasil ganhou mais poder de escala e reduziu custos com CDN.

Case XTech

Conheça um pouco mais sobre a integração via API entre a XTECH Commerce do grupo VTEX e a GoCache.

Case Buser

Entenda como o principal aplicativo de viagens de ônibus do país aumentou sua segurança com o Rate Limit da GoCache.

Case Onfly

Veja como a Onfly otimizou a experiência de seus usuários, reduzindo latência de entrega em todas as regiões do país.

Case GuiaInvest

Saiba mais sobre a otimização que o time da GuiaInvest fez para melhorar seus resultados de Core Web Vitals.