Case de sucesso - WebStorm

Veja como a WebStorm aumentou o poder de escala de sua plataforma de e-commerce com GoCache

Conheça a WebStorm Internet:

A WebStorm conta com diferenciais no mercado, como plataforma de e-commerce 100% customizável; design e arquitetura da informação voltados para comércio online; integração com diversos ERPs; acesso mobile – empresa homologada na AppleStore; SEO; plano de negócios sob medida para seu empreendimento; e soluções customizadas de acordo com a necessidade de cada cliente.

WebStorm iniciou suas atividades em 1998 já como desenvolvedora de ferramentas de e-commerce. Ao longo dos anos, expandiu suas operações para operar também como agência de mídia e, consequentemente, expandir sua atuação para se tornar uma das agências Web mais completas do Brasil.

Principais resultados:
  • 98% de eficiência em cache estático 
  • Mais de 70% de pageviews economizados com cache dinâmico
  • 100% de disponibilidades nas Black Fridays de 2018, 2019 e 2020. 

Qual era o desafio da WebStorm:

No ano de 2018 iniciamos a parceria entre GoCache e WebStorm com o objetivo de aumentar o poder de escala da plataforma de e-commerce, bem como, reduzir latência de entrega para aprimorar a experiência de uso da plataforma. 

Considerando o desafio de aumentar poder de escala, além da entrega de assets estáticos, era fundamental aplicar estratégias de cache dinâmico (html, json) que reduziriam o uso de CPU e memória da infraestrutura de hospedagem e trariam mais escala para as aplicações da WebStorm. Além disso, um dos grandes desafios da WebStorm era aumentar a capacidade de tráfego durante datas especiais, como o Black Friday.

Um pouco sobre as configurações da WebStorm na GoCache:

Abaixo, falaremos um pouco sobre as configurações utilizadas pela WebStorm na GoCache. 

  • Entrega de assets estáticos: 

Por padrão, todas as lojas da WebStorm fazem a entrega de assets estáticos (imagens, jss, css) através da rede da GoCache. Isso possibilita que os comércios eletrônicos sejam entregues com menor latência em qualquer área do Brasil, melhorando a experiência de uso dos consumidores finais. 

Com isso, a WebStorm atingiu mais de 98% de eficiência de cache em suas aplicações, utilizando tempos de expiração (TTL) entre 15 a 30 dias, reduzindo significativamente o uso de banda de sua infraestrutura de hospedagem. 

Transferência economizada (uso de banda / data transfer out)

  • Entrega de assets dinâmicos:

Além da entrega de assets estáticos, a WebStorm também realiza a entrega de assets dinâmicos em parte de suas aplicações. Com isso, é possível aumentar o poder de escala das aplicações, reduzindo uso de CPU e memória, além de acelerar a entrega de itens dinâmicos como HTML e JSON. 

Pageviews economizados (cache dinâmico)

  • SSL na borda em todas as lojas

Por padrão, todas as lojas da WebStorm utilizam configurações de Full Security, que criptografa a comunicação de ponta a ponta, desde o navegador do cliente até o serviço de hospedagem. 

Com isso, todas as lojas são entregues em HTTPS para os usuários finais, tudo isso feito de maneira automática pela plataforma da GoCache. 

  • Integração via API

Gerenciando diversas lojas, foi fundamental para a WebStorm integrar todo o fluxo de cadastro através da API pública da GoCache. Além de realizar a gestão de smart rules (regras de negócio de cache e segurança), também foram integrados dados de Analytics, centralizados em um dashboard próprio da WebStorm, trazendo mais visibbilidade sobre consumo de banda, eficiência de cache, tempo de resposta, entre outros. 

  • Suporte técnico dedicado

Um dos pontos destacados pela WebStorm em relação a GoCache foi o suporte técnico dedicado.

Segundo Alexandre Antoniu, Diretor de TI da WebStorm um dos pontos destacados foi o suporte técnico da GoCache, considerando a velocidade de atendimento e a assertividade da equipe para resolução de problemas e dúvidas.  

100% de disponibilidade nas Black Fridays de 2018, 2019 e 2020

Conforme citamos no inicio deste case, um dos pontos críticos para a WebStorm era aumentar o poder de escala de sua plataforma de e-commerce. 

Desde a entrada na GoCache em 2018, todas as Black Fridays foram um sucesso, mantendo toda a infraestrutura disponível e com alta performance.  

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