Case de sucesso - WebStorm

Veja como a WebStorm aumentou o poder de escala de sua plataforma de e-commerce com GoCache

Conheça a WebStorm Internet:

A WebStorm conta com diferenciais no mercado, como plataforma de e-commerce 100% customizável; design e arquitetura da informação voltados para comércio online; integração com diversos ERPs; acesso mobile – empresa homologada na AppleStore; SEO; plano de negócios sob medida para seu empreendimento; e soluções customizadas de acordo com a necessidade de cada cliente.

A WebStorm iniciou suas atividades em 1998 já como desenvolvedora de ferramentas de e-commerce. Ao longo dos anos, expandiu suas operações para operar também como agência de mídia e, consequentemente, expandir sua atuação para se tornar uma das agências Web mais completas do Brasil.

Conheça a plataforma de E-commerce da WebStorm:

Qual era o desafio da WebStorm:

No ano de 2018 iniciamos a parceria entre GoCache e WebStorm com o objetivo de aumentar o poder de escala da plataforma de e-commerce, bem como, reduzir latência de entrega para aprimorar a experiência de uso da plataforma. 

Considerando o desafio de aumentar poder de escala, além da entrega de assets estáticos, era fundamental aplicar estratégias de cache dinâmico (html, json) que reduziriam o uso de CPU e memória da infraestrutura de hospedagem e trariam mais escala para as aplicações da WebStorm. Além disso, um dos grandes desafios da WebStorm era aumentar a capacidade de tráfego durante datas especiais, como o Black Friday.

Um pouco sobre as configurações da WebStorm na GoCache:

Abaixo, falaremos um pouco sobre as configurações utilizadas pela WebStorm na GoCache. 

  • Entrega de assets estáticos: 

Por padrão, todas as lojas da WebStorm fazem a entrega de assets estáticos (imagens, jss, css) através da rede da GoCache. Isso possibilita que os comércios eletrônicos sejam entregues com menor latência em qualquer área do Brasil, melhorando a experiência de uso dos consumidores finais. 

Com isso, a WebStorm atingiu mais de 98% de eficiência de cache em suas aplicações, utilizando tempos de expiração (TTL) entre 15 a 30 dias, reduzindo significativamente o uso de banda de sua infraestrutura de hospedagem. 

Transferência economizada (uso de banda / data transfer out)

  • Entrega de assets dinâmicos:

Além da entrega de assets estáticos, a WebStorm também realiza a entrega de assets dinâmicos em parte de suas aplicações. Com isso, é possível aumentar o poder de escala das aplicações, reduzindo uso de CPU e memória, além de acelerar a entrega de itens dinâmicos como HTML e JSON. 

Pageviews economizados (cache dinâmico)

  • SSL na borda em todas as lojas

Por padrão, todas as lojas da WebStorm utilizam configurações de Full Security, que criptografa a comunicação de ponta a ponta, desde o navegador do cliente até o serviço de hospedagem. 

Com isso, todas as lojas são entregues em HTTPS para os usuários finais, tudo isso feito de maneira automática pela plataforma da GoCache. 

  • Integração via API

Gerenciando diversas lojas, foi fundamental para a WebStorm integrar todo o fluxo de cadastro através da API pública da GoCache. Além de realizar a gestão de smart rules (regras de negócio de cache e segurança), também foram integrados dados de Analytics, centralizados em um dashboard próprio da WebStorm, trazendo mais visibbilidade sobre consumo de banda, eficiência de cache, tempo de resposta, entre outros. 

  • Suporte técnico dedicado

Um dos pontos destacados pela WebStorm em relação a GoCache foi o suporte técnico dedicado.

Segundo Alexandre Antoniu, Diretor de TI da WebStorm um dos pontos destacados foi o suporte técnico da GoCache, considerando a velocidade de atendimento e a assertividade da equipe para resolução de problemas e dúvidas.  

100% de disponibilidade nas Black Fridays de 2018, 2019 e 2020

Conforme citamos no inicio deste case, um dos pontos críticos para a WebStorm era aumentar o poder de escala de sua plataforma de e-commerce. 

Desde a entrada na GoCache em 2018, todas as Black Fridays foram um sucesso, mantendo toda a infraestrutura disponível e com alta performance.  

Quer conhecer a WebStorm?

Sua empresa precisa de ajuda?

Se sua empresa tem desafios similares ao da WebStorm, por favor, fale conosco 🙂 

Confira outros cases da GoCache

Case Ultrafarma

Confira como o principal e-commerce de remédios do Brasil ganhou mais poder de escala e reduziu custos com CDN.

Case XTech

Conheça um pouco mais sobre a integração via API entre a XTECH Commerce do grupo VTEX e a GoCache.

Case Buser

Entenda como o principal aplicativo de viagens de ônibus do país aumentou sua segurança com o Rate Limit da GoCache.

Case Onfly

Veja como a Onfly otimizou a experiência de seus usuários, reduzindo latência de entrega em todas as regiões do país.

Case GuiaInvest

Saiba mais sobre a otimização que o time da GuiaInvest fez para melhorar seus resultados de Core Web Vitals.