Case de sucesso - Signativa

Como uma das maiores empresas do Brasil especializada em Magento acelerou a entrega de suas lojas e ainda reduziu custos com infraestrutura

Conheça a Signativa:

Com mais de 6.300 lojas desenvolvidas, a Signativa é uma solução completa para quem precisa ter uma loja virtual de qualidade com um investimento justo. 

Todos os e-commerces do Signashop são desenvolvidos dentro da plataforma Magento, a solução mais conceituada de e-commerce Open Source. 

Permitindo personalizações que vão do básico ao avançado, o modelo de serviço Open Saas do Signashop é recomendada para empresas de qualquer tamanho, mas que exigem ter acesso total sobre seus comércios eletrônicos. 

Entre as principais vantagens do Signashop, destacamos: 

  • Nenhum custo de setup 
  • 0% de comissão em vendas
  • Atualizações semanais
  • Treinamento remoto 
  • Sem preocupação com hospedagem e escalabilidade 
  • SEO amigável
  • Integração ERP
  • Layout 100% personalizável 

Além da própria plataforma, o Signashop também oferece uma loja de temas, onde é possível selecionar um tema pronto, perfeito para seu negócio, bem como, opções de white label para revendedores Magento. 

Signashop: Foque no seu negócio e deixe a tecnologia com a gente!

Qual era o desafio da Signativa:

A Signativa buscou soluções de CDN aderentes ao mercado brasileiro para reduzir latência de entrega em todas as regiões do país com o objetivo de otimizar a experiência de uso de seus usuários finais. Além disso, seu time de especialistas em infraestrutura também buscava opções de CDN integráveis via API para automatizar recursos e regras de negócio em massa que trouxessem ainda mais controle sobre suas aplicações.

Um pouco sobre os recursos utilizados pela Signativa na GoCache:

Abaixo, compartilhamos alguns dos recursos e configurações utilizados pela Signativa dentro da GoCache. 

  • Integração via Plugin para Magento + Smart Cache
    Por utilizar o Magento como solução de e-commerce, a Signativa passou a utilizar o nosso plugin para Magento que permite a inclusão de cache dinâmico (html, json..) com critérios a partir de cookies para identificar sessões elegíveis a cache. Com isso foi possível aumentar a eficiência de cache, servindo conteúdo atualizado para usuários que estão navegando dentro da loja com as melhores práticas de cache. Basicamente, o plugin tem por objetivo identificar usuários que fazem ações sensíveis a cache (como colocar itens no carrinho ou fazer login em paineis de clientes), garantindo que o usuário final sempre receba o conteúdo atualizado e correto. 

    Deve-se levar em consideração que o esforço técnico para implementação do plugin é mínimo, onde além da instalação, só é necessário ativar o recurso de Smart Cache dentro da plataforma da GoCache. 

Smart Cache – Recurso da GoCache para Magento

  • Cache de assets estáticos e dinâmicos: 
    Por padrão, o Signashop distribui todos os seus assets estáticos através da GoCache, reduzindo latência de entrega em todas as regiões do país. Além da redução de latência, o Signashop também conseguiu reduzir custos com data transfer out (uso de banda) na AWS.

    Diferente da grande maioria das plataformas de e-commerce, a equipe da Signativa também desenvolveu regras de cache dinâmico (html, json..) que aceleraram a entrega de suas lojas e otimizaram métricas importantes de performance, como TTFB (time to first byte) e Start Render. Além da otimização em nível de performance, também foi possível trazer mais escalabilidade para suas aplicações, já que boa parte do conteúdo passou a ser entregue através da borda, sem a necessidade de consultar a origem.

Exemplo de pageviews economizados na GoCache

  • Integração via API 
    Conforme citamos no inicio deste case, um dos pontos observados pelo time da Signativa foi a integração via API. Atualmente, todo o processo de criação de novas lojas e personalização de regras de negócio é feito em massa, através da integração via API. Entre as integrações podemos destacar:

    – Apontamento CNAME: Por padrão, todas as novas lojas cadastradas dentro da plataforma da Signativa são incluídas no backend da GoCache via apontamento CNAME. 

    – Regras de Firewall: Com uma base extensa de regras de negócio, todos os novos domínios cadastrados na Signativa recebem regras de Firewall personalizadas em massa. 

    – Analytics: Com o objetivo de acompanhar a saúde de suas aplicações a Signativa faz extenso uso de dados, e através da integração via API centralizou os dados de Analytics da GoCache em seus próprios painéis de monitoramento. 

Quer conhecer todas as possibilidade de integração via API da GoCache? Leia nossa documentação.

Resultados:

Performance em Magento e redução de custos com infraestrutura

Segundo Thiago Berto, CTO da Signativa, a GoCache tem sido utilizada como uma camada de performance para seus projetos.

Thiago também destaca a importância da GoCache como uma solução de CDN aderente ao cenário brasileiro com pontos de presença em todas as regiões do país, algo que outras soluções de CDN acabam negligenciando. 

Outro ponto destacado foi a questão de nacionalização de custos, o que trouxe economia em curto prazo para a Signativa, além de proteger parte da operação das oscilações cambiais. 

Quer conhecer a Signativa?

Sua empresa precisa de ajuda?

Se sua empresa tem desafios similares ao da Signativa, por favor, fale conosco 🙂 

Confira outros cases da GoCache

Case Ultrafarma

Confira como o principal e-commerce de remédios do Brasil ganhou mais poder de escala e reduziu custos com CDN.

Case XTech

Conheça um pouco mais sobre a integração via API entre a XTECH Commerce do grupo VTEX e a GoCache.

Case Buser

Entenda como o principal aplicativo de viagens de ônibus do país aumentou sua segurança com o Rate Limit da GoCache.

Case Promobit

Como a Promobit economizou custos com AWS e CloudFront e ainda otimizou sua entrega no Brasil.

Case GuiaInvest

Saiba mais sobre a otimização que o time da GuiaInvest fez para melhorar seus resultados de Core Web Vitals.