Case de sucesso - Onfly

Veja como a Onfly otimizou a experiência de uso de suas aplicações e ainda reduziu custos com EC2 da AWS

Conheça a Onfly:

A Onfly é uma ferramenta que otimiza a gestão de viagens e despesas em uma única plataforma, com intensivo uso de tecnologia e com uma boa dose de calor humano, elevando ao máximo a gestão de viagens, trazendo mais produtividade para os colaboradores e economia para as empresas.

Com o propósito de democratizar e simplificar o serviço de gestão de viagens, a plataforma da Onfly tem se destacado no mercado brasileiro por ajudar empresas de pequeno e médio porte com a gestão de passagens e reembolso de despesas com hotéis e carros (como táxi, Uber, 99), despesas com combustível, alimentação em geral, hospedagens entre outros, centralizando todos os custos em apenas um lugar.

Em Julho de 2020, a Onfly passou a integrar o ecossistema de parceiros da GoCache com o objetivo de otimizar a experiência de seus usuários, acelerando a entrega de assets estáticos de sua plataforma para seus clientes finais.

Principais resultados:
  • Mais de 96% de eficiência de cache
  • Redução de latência no Brasil após apontar servidores EC2 para GoCache
  • Reduziu custos com Data Transfer Out na AWS
Qual era o desafio?

A aplicação app.onfly.com.br é hospedada em uma instância EC2, com uma stack de Quasar Framework + Vue.js no frontend e PHP e Node.js no backend, onde tanto os assets estáticos quanto os assets dinâmicos eram entregues diretamente por fora do país, o que naturalmente aumentava a latência de entrega da aplicação.

Após os primeiros diagnósticos feitos pela equipe da Onfly, foi identificado que alguns assets estáticos mais pesados estavam prejudicando a experiência de uso da aplicação, principalmente em conexões móveis.

Com o diagnóstico em mãos, o time decidiu que era necessário utilizar uma ferramenta de CDN para reduzir latência de entrega no Brasil.

O primeiro teste foi feito em uma solução de CDN com baixa capilaridade de entrega no Brasil, onde o time identificou redução na latência em entregas no Brasil, mas o resultado ainda estava abaixo do esperado, principalmente em regiões mais afastadas do eixo RIO/SP. Foi então que o time decidiu analisar a distribuição da GoCache, que entregou resultados ainda mais expressivos, principalmente em regiões norte e nordeste.

Como exemplo, foi diagnosticado que um simples arquivo em .js de 471k estava demorando mais de 1,5 segundos para carregar. Este mesmo aquivo passou a ser entregue em 0,3 segundos via GoCache.

Arquivo .js da Onfly sendo entregue via GoCache CDN em 0,3 segundos.

Segundo Marcelo Linhares, CEO e Co-Founder da Onfly, houveram ganhos expressivos de performance desde a implementação da GoCache, o que ajudou a aplicação da Onfly a otimizar a experiência de seus usuários na ponta.

Qual foi o esforço técnico para implementação?

Com o objetivo de reduzir a latência de entrega de parte dos assets estáticos, o time da Onfly optou pela configuração via CNAME, apontando apenas o subdomínio static.onfly.com.br para a rede da GoCache.

Configuração via CNAME – Onfly

Já que por padrão a GoCache faz cache de assets estáticos lendo a extensão dos objetos, não foi necessário desenvolver regras adicionais para o uso da plataforma, reduzindo significativamente o esforço de implementação. Em poucos dias após o apontamento, a aplicação da Onfly já havia alcançado mais de 96% de eficiência de cache.

Eficiência de cache nos primeiros dias com GoCache

Neste aspecto, vale citar que a GoCache tem contribuído para reduzir custos com data transfer out.

Sua empresa precisa de ajuda?

Se sua empresa tem desafios similares ao da Onfly, por favor, fale conosco 🙂 

Confira outros cases da GoCache

Case Ultrafarma

Confira como o principal e-commerce de remédios do Brasil ganhou mais poder de escala e reduziu custos com CDN.

Case XTech

Conheça um pouco mais sobre a integração via API entre a XTECH Commerce do grupo VTEX e a GoCache.

Case Buser

Entenda como o principal aplicativo de viagens de ônibus do país aumentou sua segurança com o Rate Limit da GoCache.

Case Onfly

Veja como a Onfly otimizou a experiência de seus usuários, reduzindo latência de entrega em todas as regiões do país.

Case GuiaInvest

Saiba mais sobre a otimização que o time da GuiaInvest fez para melhorar seus resultados de Core Web Vitals.