O TEMPO

Veja como o jornal O TEMPO suportou mais de 420 mil usuários simultâneos em seu portal durante as eleições de 2020

O TEMPO é um dos principais portais de notícias e conteúdo do Brasil.

Trata-se de um jornal diário de Minas Gerais sediado em Contagem na Região Metropolitana de Belo Horizonte. É de propriedade da Sempre Editora, integrante do grupo SADA.

Desde 2019, integra o ecossistema de portais de conteúdo e notícias da GoCache com o objetivo de aumentar seu poder de escala.

Principais resultados:

✓ Alta disponibilidade, mais de 420 mil usuários simultâneos durante as eleições de 2020

✓ Mais de 140 milhões de pageviews em um único dia com 96% de pageviews economizados via CDN

✓ 98% de eficiência de cache em assets estáticos

Qual era o desafio do O TEMPO?

Lidando com milhares de acessos diários, a equipe do O TEMPO tinha o desafio de preparar uma estrutura altamente escalável e com elasticidade para lidar com os picos de acesso durante as eleições municipais de 2020, dado que passaram os últimos meses fazendo um trabalho de SEO com uma expectativa de aumentar de forma expressiva a sua audiência.

Neste case de sucesso iremos falar das estratégias adotadas para lidar com este desafio.

A preparação:

Durante os três meses que antecederam as eleições municipais de 2020 o time de Marketing do O TEMPO investiu seus esforços dentro de estratégias de SEO com o objetivo de ranquear seu portal em pesquisas relacionadas com os candidatos e termos estreitamente relacionados com o evento.

O time de desenvolvimento web preparou uma API própria, com o objetivo de consumir informações diretamente do TSE para acompanhar a apuração de votos, ficando menos dependente de intermitências que poderiam acontecer no próprio site do TSE. Já o time de SRE’s preparava a infraestrutura para lidar com o volume de usuários esperados.

Em conjunto com a GoCache, foi feito um trabalho de otimização em torno da eficiência de cache. O ideal para entregar uma infraestrutura escalável e com os custos sob controle.

Qual o resultado das Eleições Municipais de 2020?

As eleições municipais de 2020 aconteceram entre os dias 14 e 15 de Novembro, mas antes mesmo da apuração de votos o time do O TEMPO colhia os frutos de seus esforços de marketing, já que muitos usuários se cadastraram dentro dos serviços de push notification que foram desenvolvidos para manter a audiência informada sobre novidades relacionadas com as eleições.

Usuários ativos no site:

Durante o dia 15/11/2020, primeiro turno das eleições municipais de 2020 foram mais de 428 mil usuários simultâneos dentro do portal O TEMPO para acompanhar a apuração de votos.

Usuários simultâneos – Google Analytics

Usuários únicos:

Em 15/11/2020, segundo dados do Google Analytics, mais de 13 milhões de usuários únicos visitaram o portal O TEMPO.

Usuários únicos – Google Analytics

Pageviews:

Em 15/11/2020, segundo dados do Google Analytics, foram mais de 145 milhões de visualizações de página.

Usuários únicos – Google Analytics

Regras de negócio na GoCache para aumentar o poder de escala:

O time do O TEMPO em conjunto com seu gerente de contas analisou as regras de negócio do portal para definir os critérios de cache mais eficientes para aumentar o poder de escala da aplicação.

Através de estratégias de cache dinâmico foi possível alocar em cache assets dinâmicos, como HTML e JSON, reduzindo o uso de CPU e memória da infraestrutura de hospedagem.

Antes de aplicar a estratégia, foi necessário entender quais as áreas do portal O TEMPO que eram elegíveis a cache dinâmico, criando regras com critério de BYPASS somente para usuários logados. Para isso, foram criadas Smart Rules com critério em cookies.

No dia 15/11/2020, segundo turno das eleições municipais de 2020, O TEMPO economizou mais de 96% de pageviews através da estratégia de cache dinâmico.

Pageviews economizados em 15/11/2020

O time do O TEMPO também realizou a entrega de assets estáticos através da rede da GoCache, com o objetivo de reduzir o uso de banda da infraestrutura de hospedagem, além de reduzir latência de entrega em todas as regiões do país. Com isso foi possível economizar mais de 98% de uso de banda durante o dia 15/11/2020, segundo turno das eleições municipais de 2020.

Transferência economizada em 15/11/2020

Eleições de 2020 sem interrupções

Conforme vimos acima, o time do O TEMPO alcançou ótimos resultados durante as eleições municipais de 2020, aplicando estratégias de captação de tráfego e preparando sua infraestrutura para lidar com o alto volume de usuários únicos que acessaram o portal para acompanhar as apurações das eleições.

“O trabalho para as Eleições 2020 foi o principal case de sucesso de conteúdo e também de receita através de conteúdo de O TEMPO. Um trabalho de longo prazo que culminou em dias de audiência massiva, que nos colocou como um dos sites mais acessados do Brasil, utilizando, principalmente, o Google como fonte de acesso. A GoCache teve um papel fundamental neste resultado tanto por garantir competitividade no motor de busca do Google, servindo conteúdo com alta performance, como também por garantir uma alta disponibilidade para colhermos os frutos dessa enorme audiência.”, disse Cândido Henrique Silva, editor executivo da Sempre Editora

Quer conhecer o portal O TEMPO?

Sua empresa precisa de ajuda?

Se sua empresa tem desafios similares aos cenários de nossos cases de sucesso, por favor, fale conosco :)