Case de sucesso - GuiaInvest

Veja como a GuiaInvest otimizou métricas de Core Web Vitals com GoCache

Conheça a GuiaInvest:

A GuiaInvest é uma plataforma digital para investidores com informações confiáveis, acessíveis e práticas, feita sob medida para investidores iniciantes ou até os mais sofisticados.

A plataforma do GuiaInvest conta com uma comunidade de mais de 380 mil membros e mais de 60 mil assinantes, fornecendo treinamentos online sobre investimentos, análises e recomendações de ações.

Em março de 2020 o GuiaInvest passou a integrar o ecossistema de parceiros da GoCache com o objetivo de acelerar ainda mais sua aplicação, aumentar a escalabilidade de sua infraestrutura através de uma estratégia de cache dinâmico e reduzir custos com data transfer out na AWS.

Principais resultados:
  • Mais de 98% de eficiência de cache
  • Mais de 78% de pageviews economizados com cache dinâmico
  • Otimizou métricas de Core Web Vitals
Quais recursos foram utilizados?

Antes de passar a utilizar a distribuição da GoCache, o subdominio site.guiainvest.com.br era entregue diretamente pela AWS BR, o que naturalmente fazia com que a aplicação fosse entregue com baixa latência em regiões do eixo RIO/SP.

A primeira ação da equipe do GuiaInvest dentro da GoCache foi passar a distribuir o subdomínio site.guiainvest.com.br com cache dinâmico (HTML, json…), o que permitiu aumentar a capilaridade de entrega da aplicação e reduzir latência de entrega em regiões mais afastadas de São Paulo.

Já que o subdomínio roda em uma instalação de WordPress, o time do GuiaInvest optou por implementar regras de full cache, bem como passou a utilizar a integração via plugin do WordPress da GoCache para gerenciar o cache da aplicação e otimizar a cobertura da entrega.

Regra de full cache para o subdomínio site.guiainvest.com.br

Após as devidas validações e a instalação do plugin para WordPress, a equipe decidiu apontar a aplicação para a GoCache via CNAME, sem a necessidade de migrar toda a sua zona de DNS.

Apontamento via CNAME – GuiaInvest

Feito isso, o subdomínio site.guiainvest.com.br passou a ser distribuído via GoCache. Abaixo, compartilhamos a eficiência de cache atingida pela aplicação do GuiaInvest logo em seu primeiro dia com GoCache (12/03/2020).

Eficiência no primeiro dia – Transferência reduzida e pageviews economizados – 12/03/2020

Logo no primeiro dia foi possível atingir uma eficiência de 98% em transferência economizada (uso de banda) e 72,3% em pageviews economizadas (requisições).

Otimizações em métricas de Web Vitals:

Monitorando o Chrome UX report, percebemos que desde a implementação da GoCache no subdomínio site.guiainvest.com.br em março de 2020, foi possível identificar ganhos relevantes em métricas de Web Vitals, sendo elas:

LCP – Março, mês de implementação GoCache

LCP – (maior exibição de conteúdo, na sigla em inglês): a quantidade de tempo para renderizar o maior elemento de conteúdo visível na janela de visualização, desde a solicitação do URL pelo usuário. O maior elemento normalmente é uma imagem ou um vídeo, ou talvez um elemento de texto grande no nível do bloco. Isso é importante porque informa ao usuário que o URL está sendo carregado.

FID – Março, mês de implementação GoCache

FID – (latência na primeira entrada): é o tempo entre a primeira interação do usuário com sua página (como cliques em links, toques em botões e assim por diante) e o momento em que o navegador responde a essa ação. Essa medição é feita a partir de qualquer elemento interativo na primeira vez em que é clicado pelo usuário. Isso é importante nas páginas em que o usuário precisa fazer algo, porque isso é o que faz a página ser interativa.

CLS – Março, mês de implementação GoCache

CLS – (Mudança de layout cumulativa, na sigla em inglês): é quanto o layout da página muda durante a fase de carregamento. A pontuação vai de 0 a 1, em que zero significa ausência de deslocamento e 1 significa o maior deslocamento. Isso é importante porque, quando os elementos das páginas mudam enquanto o usuário tenta interagir com eles, a experiência é prejudicada.

Todas as métricas acima foram extraídas diretamente do Data Studio – Chrome UX Report.

Como vimos acima, o time do GuiaInvest conseguiu ter ótimos resultados através de uma estratégia de cache dinâmico, utilizando nossa integração para WordPress e realizando o apontamento via CNAME com baixo esforço técnico.

Sua empresa precisa de ajuda?

Se sua empresa tem desafios similares ao da GuiaInvest, por favor, fale conosco 🙂 

Confira outros cases da GoCache

Case Ultrafarma

Confira como o principal e-commerce de remédios do Brasil ganhou mais poder de escala e reduziu custos com CDN.

Case XTech

Conheça um pouco mais sobre a integração via API entre a XTECH Commerce do grupo VTEX e a GoCache.

Case Buser

Entenda como o principal aplicativo de viagens de ônibus do país aumentou sua segurança com o Rate Limit da GoCache.

Case Onfly

Veja como a Onfly otimizou a experiência de seus usuários, reduzindo latência de entrega em todas as regiões do país.

Case GuiaInvest

Saiba mais sobre a otimização que o time da GuiaInvest fez para melhorar seus resultados de Core Web Vitals.