Case de sucesso - DT Network

Veja como a DT Network reduziu latência de entrega e custos com uso de banda na Azure migrando para a GoCache

Conheça a DT Network:

A DT Network é uma empresa de soluções corporativas em TI, que utiliza tecnologia de ponta a favor de seus clientes.

Fundada em abril de 2011, localizada em Araçatuba, a DT Network é uma empresa especializada em TI (Tecnologia da informação), que oferece soluções completas para empresas de diversos portes e seguimentos. 

Com soluções personalizadas para diferentes negócios, a DT Network oferece para seus clientes serviços de suporte técnico, computação em nuvem, backup em nuvem, segurança digital e serviços de Hotspot Social que funcionam como um ponto de acesso em uma rede Wi-Fi. 

O que é Hotspot Social? Aprenda com a DTNetwork

Principais resultados:
  • Redução de custos com Azure
  • Mais de 98% de transferência economizada
  • Certificados SSL para múltiplos domínios

Qual era o desafio da DTNetwork:

Com o crescimento de sua operação, a DTNetwork migrou seus serviços gradativamente de ambientes dedicados para micro serviços em nuvem, concentrando boa parte de suas aplicações dentro de ambientes da Azure. 

Naturalmente, houve ganho de poder de escala e maior controle sobre as operação, porém, essas mudanças fizeram com que os custos da operação aumentassem, principalmente os custos atrelados ao uso de banda (data transfer out). Além disso, o time de operações da DT Networks também identificou que em determinadas áreas do país a latência de entrega era maior do que a esperada.

Considerando este cenário, o time avaliou os serviços de CDN da GoCache que ajudariam tanto na redução de custos com uso de banda, quanto com redução de latência em regiões mais afastadas do eixo RIO/SP. 

Um pouco sobre os recursos utilizados na GoCache:

Abaixo, falaremos um pouco com sobre os recursos utilizados pela DT Networks para reduzir latência de entrega e custos com uso de banda na GoCache. 

  • Redução de custos com uso de banda e latência.
    Por padrão, todos os assets estáticos passam a ser entregues pela GoCache, reduzindo em curto prazo os custos com uso de banda. Desde os primeiros minutos desde a migração para a GoCache o time da DT Network viu seu custos por uso de banda cair vertiginosamente. Já no primeiro dia, foi possível atingir uma eficiência de cache de 98,6%. 

    Além da redução de custos com uso de banda, também foi possível reduzir latência de entrega, já que os assets estáticos das aplicações da DT Networks passaram a ser distribuídos pelos pontos de presença da GoCache. 

Transferência de dados – Painel da GoCache

  • Apontamentos via CNAME:
    Dentro da GoCache é possível utilizar apontamentos via CNAME, permitindo que o gestor de infraestrutura definina exatamente quais os domínios e subdominios que serão entregues pela CDN. 
    Com uma aplicação complexa, o time da DT Network decidiu utilizar o método de apontamento CNAME apenas para entradas elegíveis ao uso de CDN, reduzindo esforço operacional e mantendo sua zona de DNS em seu provedor atual. 

Apontamento via CNAME – Painel da GoCache

  • Certificados SSL para múltiplas entradas:
    O time da DT Network também decidiu utilizar os certificados SSL da GoCache na borda, facilitando a gestão de certificados, uma vez que a própria GoCache cuida da renovação de certificados SSL automaticamente. 

Certificados SSL – Painel da GoCache

Resultados: Redução de custos na Azure em poucos minutos

Segundo Vinícius Vicente Alves Terçariol, Diretor técnico da DT Networks, assim que as entradas foram apontadas para a GoCache o consumo de banda dentro da Azure caiu imediatamente, economizando custos significativos já nos primeiros minutos. 

Vinícius também destacou o atendimento próximo da equipe técnica da GoCache que o auxiliou durante todo o processo de migração, garantindo que todas as validações fossem feitas antes de colocar o projeto em produção. 

Quer conhecer a DT Network?

Sua empresa precisa de ajuda?

Se sua empresa tem desafios similares ao da DT Network, por favor, fale conosco 🙂 

Confira outros cases da GoCache

Case Ultrafarma

Confira como o principal e-commerce de remédios do Brasil ganhou mais poder de escala e reduziu custos com CDN.

Case XTech

Conheça um pouco mais sobre a integração via API entre a XTECH Commerce do grupo VTEX e a GoCache.

Case Buser

Entenda como o principal aplicativo de viagens de ônibus do país aumentou sua segurança com o Rate Limit da GoCache.

Case Onfly

Veja como a Onfly otimizou a experiência de seus usuários, reduzindo latência de entrega em todas as regiões do país.

Case GuiaInvest

Saiba mais sobre a otimização que o time da GuiaInvest fez para melhorar seus resultados de Core Web Vitals.