Apiki

Veja como a maior especialista em WordPress do Brasil melhorou a experiência de seus usuários e ainda reduziu custos implementando GoCache

A Apiki é uma empresa consolidada no mercado brasileiro e considerada como a maior especialista em WordPress do país.

A empresa foi fundada em 2008 pelo Leandrinho Vieira, com o objetivo de ser a empresa referência em WordPress nas frentes de desenvolvimento de sites, suporte/sustentação e hospedagem.

E através dos anos a Apiki acompanhou a evolução do mercado digital, desenvolvendo novas frentes de atuação relacionadas ao WordPress, como o desenvolvimento de aplicativos, plugins e mais recentemente a inclusão de serviços de GDD (Growth-Driven Design).

A mais de 12 anos a Apiki só faz uma coisa em WordPress: TUDO

Principais resultados:

✓ Redução de custos com AWS através da nacionalização de custos

✓ Otimização de tempo de carregamento através de estratégias de cache dinâmico

✓ Geração automática de certificados SSL e regras de segurança em massa

Qual era o desafio da Apiki:

Uma das frentes da Apiki é a sustentação e hospedagem de sites em WordPress. Por padrão, todos os sites hospedados pela Apiki ficam dentro da infraestrutura da Amazon em um ambiente seguro, escalável e otimizado para sites em WordPress. Ainda assim, o time de infraestrutura da Apiki identificou que era necessário reduzir latência de entrega, já que parte de seus servidores na AWS estão fora do país, e as opções de hospedagem e CDN oferecidas pela AWS no Brasil se limitam apenas ao eixo RIO/SP.

Foi então que a Apiki passou a avaliar a implementação de uma CDN nacional que oferecesse capilaridade e confiabilidade de entrega.

Um pouco sobre os recursos utilizados pela Apiki na GoCache:

Por ser especialista em WordPress, a Apiki teve bastante aderência com a plataforma da GoCache, utilizando boa parte de nossos recursos. Entre eles destacamos:

Cache dinâmico e estático

Para suprir a demanda por redução de latência o time da Apiki passou a entregar todos os assets estáticos de seus clientes da AWS através da GoCache. Já o cache dinâmico foi aplicado dentro dos clientes da Apiki que possuem aplicações que condizem com o cache de área mais sensíveis, como portais de noticias, por exemplo. Além da redução de latência através de cache, o time da Apiki também conseguiu reduzir custos com data transfer out (uso de banda), uma vez que os custos da GoCache são nacionalizados em reais, sem influência do dólar.

Certificado SSL gratuito ou certificados personalizados na borda

De maneira bastante personalizada, os clientes da Apiki tem a opção de usar os certificados gratuitos da GoCache ou seus próprios certificados na borda.

WAF

Além de reduzir latência de entrega, o time da Apiki também optou por utilizar recursos de WAF da GoCache com o objetivo de aprimorar a segurança de suas aplicações. O time da Apiki avalia individualmente cada um dos seus clientes para determinar os critérios de segurança mais adequados para cada cenário.

Integração via plugin para WordPress:

O time da Apiki disponibiliza para seus clientes finais o plugin da GoCache para WordPress, permitindo que eles tenham mais autonomia sobre suas regras de cache através do painel do próprio WordPress. Inclusive, o plugin público da GoCache para WordPress tem mais de 3 mil instalações ativas e foi construido em parceria com a Apiki ;)

Resultados: Redução de latência e economia de custos na AWS

Segundo Leandrinho Vieira, Fundador e CEO da Apiki, a GoCache mostrou-se a solução de CDN mais aderente ao mercado brasileiro, reduzindo latência de entrega em todas as regiões do país. Ele também destaca que desde a implementação da GoCache foi possível reduzir custos com infraestrutura na AWS.

Quer conhecer a Apiki?

Sua empresa precisa de ajuda?

Se sua empresa tem desafios similares aos cenários de nossos cases de sucesso, por favor, fale conosco :)