Case de sucesso - Apiki

Veja como a maior especialista em WordPress do Brasil melhorou a experiência de seus usuários e ainda reduziu custos implementando GoCache

Conheça a Apiki:

A Apiki é uma empresa consolidada no mercado brasileiro e considerada como a maior especialista em WordPress do país.

A empresa foi fundada em 2008 pelo Leandrinho Vieira, com o objetivo de ser a empresa referência em WordPress nas frentes de desenvolvimento de sites, suporte/sustentação e hospedagem.

E através dos anos a Apiki acompanhou a evolução do mercado digital, desenvolvendo novas frentes de atuação relacionadas ao WordPress, como o desenvolvimento de aplicativos, plugins e mais recentemente a inclusão de serviços de GDD (Growth-Driven Design).

A mais de 12 anos a Apiki só faz uma coisa em WordPress: TUDO

Qual era o desafio da Apiki:

Uma das frentes da Apiki é a sustentação e hospedagem de sites em WordPress. Por padrão, todos os sites hospedados pela Apiki ficam dentro da infraestrutura da Amazon em um ambiente seguro, escalável e otimizado para sites em WordPress. Ainda assim, o time de infraestrutura da Apiki identificou que era necessário reduzir latência de entrega, já que parte de seus servidores na AWS estão fora do país, e as opções de hospedagem e CDN oferecidas pela AWS no Brasil se limitam apenas ao eixo RIO/SP.

Foi então que a Apiki passou a avaliar a implementação de uma CDN nacional que oferecesse capilaridade e confiabilidade de entrega.

Um pouco sobre os recursos utilizados pela Apiki na GoCache:

Por ser especialista em WordPress, a Apiki teve bastante aderência com a plataforma da GoCache, utilizando boa parte de nossos recursos. Entre eles destacamos: 

  • Cache dinâmico e estático
    Para suprir a demanda por redução de latência o time da Apiki passou a entregar todos os assets estáticos de seus clientes da AWS através da GoCache. Já o cache dinâmico foi aplicado dentro dos clientes da Apiki que possuem aplicações que condizem com o cache de área mais sensíveis, como portais de noticias, por exemplo. Além da redução de latência através de cache, o time da Apiki também conseguiu reduzir custos com data transfer out (uso de banda), uma vez que os custos da GoCache são nacionalizados em reais, sem influência do dólar.
  • Certificado SSL gratuito ou certificados personalizados na borda
    De maneira bastante personalizada, os clientes da Apiki tem a opção de usar os certificados gratuitos da GoCache ou seus próprios certificados na borda.

  • WAF
    Além de reduzir latência de entrega, o time da Apiki também optou por utilizar recursos de WAF da GoCache com o objetivo de aprimorar a segurança de suas aplicações. O time da Apiki avalia individualmente cada um dos seus clientes para determinar os critérios de segurança mais adequados para cada cenário. 

  • Integração via plugin para WordPress:
    O time da Apiki disponibiliza para seus clientes finais o plugin da GoCache para WordPress, permitindo que eles tenham mais autonomia sobre suas regras de cache através do painel do próprio WordPress. Inclusive, o plugin público da GoCache para WordPress tem mais de 3 mil instalações ativas e foi construido em parceria com a Apiki 😉
Conheça o plugin para WordPress da GoCache

Resultados: Redução de latência e economia de custos na AWS

Segundo Leandrinho Vieira, Fundador e CEO da Apiki, a GoCache mostrou-se a solução de CDN  mais aderente ao mercado brasileiro, reduzindo latência de entrega em todas as regiões do país. Ele também destaca que desde a implementação da GoCache foi possível reduzir custos com infraestrutura na AWS. 

Quer conhecer a Apiki?

Sua empresa precisa de ajuda?

Se sua empresa tem desafios similares ao da Apiki, por favor, fale conosco 🙂 

Confira outros cases da GoCache

Case Ultrafarma

Confira como o principal e-commerce de remédios do Brasil ganhou mais poder de escala e reduziu custos com CDN.

Case XTech

Conheça um pouco mais sobre a integração via API entre a XTECH Commerce do grupo VTEX e a GoCache.

Case Buser

Entenda como o principal aplicativo de viagens de ônibus do país aumentou sua segurança com o Rate Limit da GoCache.

Case Onfly

Veja como a Onfly otimizou a experiência de seus usuários, reduzindo latência de entrega em todas as regiões do país.

Case GuiaInvest

Saiba mais sobre a otimização que o time da GuiaInvest fez para melhorar seus resultados de Core Web Vitals.