Case de sucesso - A Tribuna

Veja como o maior conglomerado de comunicação do Litoral Paulista e Vale do Ribeira usou as ferramentas de Edge Insights da GoCache para otimizar performance e segurança de seu site

O Grupo Tribuna é o maior conglomerado de comunicação do Litoral Paulista e Vale do Ribeira, com mais de 100 anos de existência. Entre todos os veículos, atinge mais de 2,2 milhões de pessoas, em nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista, e 22 do Vale do Ribeira.

Conheça o Grupo Tribuna



Com uma presença online forte, o Grupo Tribuna utiliza os serviços da GoCache desde 2018, visando oferecer uma experiência de navegação mais rápida através da CDN e mais recentemente evoluiu as políticas de segurança graças aos relatórios gerados pela ferramenta.

Vertical: Portal de Notícias

Cliente GoCache desde: 2018

Site: https://www.atribuna.com.br/

Principais resultados:
  • Aumento na eficiência de cache utilizando relatórios inteligentes do Edge Insights
  • Redução de custos e aumento de escala com bloqueios de Firewall
A Ferramenta

Boa parte das equipes de tecnologias que cuidam da disponibilidade, segurança e confiabilidade das aplicações web não tem expertise e tempo para fazer análises do comportamento dos acessos nos logs, visando identificar acessos maliciosos.

Entendendo essa necessidade, a GoCache lançou uma solução que, numa interface super amigável, o cliente consegue definir quais informações gostaria que fossem exibidas na análise, o período da análise, e os filtros necessários.

Caso de uso A Tribuna (jornada do usuário)

Visando entender a legitimidade dos acessos, a equipe de infraestrutura cloud de A Tribuna criou um template selecionando as colunas de: Quantidade de requisições; método HTTP; User-Agent; URL; País

Edge Insights – Top acessos últimas 24 horas

Ordenando a busca por maior quantidade de requisições, foi possível identificar alguns comportamentos suspeitos:

1) Diversas tentativas de acessos numa rota inexistente, e que estavam consumindo recursos da infraestrutura de forma desnecessária;

2) Uma alta quantidade de buscas num curto espaço de tempo, e ao analisar o User-Agent, foi possível notar que se tratava de requisições vindas de bots;

3) Foi identificada uma quantidade fora do comum de requisições vindas da Bélgica, que comparando com os dados do Google Analytics, foi possível constatar que se tratava de um bot.

Ações tomadas

Munido com todas essas informações, o grupo de infraestrutura cloud de A Tribuna criou dentro do firewall da GoCache uma série de políticas de segurança visando bloquear todos esses acessos maliciosos, não apenas garantindo a segurança da aplicação, mas também ajudando com disponibilidade e escala, dado que esses acessos maliciosos estavam consumindo recursos da sua infraestrutura de forma desnecessária.

Analytics GoCache – Média de 1200 acessos bloqueados diariamente após criação de regra

E não para por aí.

Além das otimizações na parte de segurança, o A Tribuna criou templates com objetivo de entender quais as URLs não estavam sendo entregues pelo cache, e assim puderam melhorar a sua eficiência, não apenas definindo novas políticas de cacheamento na GoCache, mas também alterando a sua aplicação de forma estratégica para ter um melhor aproveitamento da solução.

Edge Insights – Top acessos não servidos pelo cache

Conclusão

Soluções de CDN e WAF entregam um valor super relevante pra qualquer negócio online, mas se não há visibilidade do que está acontecendo, muitas vezes você acaba comprando uma ferrari pra andar numa rua esburacada . A GoCache desenvolveu a ferramenta visando ajudar os seus clientes a resolverem seus problemas não apenas com a proposta de fornecer uma solução simples de configurar e granular, mas também oferecendo recursos extras para ajudar o cliente a criar as melhores políticas de cache e segurança.

Depoimento - Henrique, Coordenador de Infraestrutura Cloud

Já estávamos satisfeitos a GoCache nos últimos 3 anos de uso e não esperava que em 2022 a solução pudesse nos entregar ainda mais valor. Em cenários passados, precisava alocar alguém do meu time pra fazer análises em linhas de comando, onde muitas vezes dedicamos tempo e não colhíamos grandes resultados.

Com o uso da análise interativo, consigo com pouco esforço entender perfis de acessos e fico com autonomia para tomar boas decisões. 

Quer conhecer A Tribuna?

Sua empresa precisa de ajuda?

Se sua empresa tem desafios similares ao da A Tribuna, por favor, fale conosco :) 

Confira outros cases da GoCache

Case Ultrafarma

Confira como o principal e-commerce de remédios do Brasil ganhou mais poder de escala e reduziu custos com CDN.

Case XTech

Conheça um pouco mais sobre a integração via API entre a XTECH Commerce do grupo VTEX e a GoCache.

Case Buser

Entenda como o principal aplicativo de viagens de ônibus do país aumentou sua segurança com o Rate Limit da GoCache.

Case Onfly

Veja como a Onfly otimizou a experiência de seus usuários, reduzindo latência de entrega em todas as regiões do país.

Case GuiaInvest

Saiba mais sobre a otimização que o time da GuiaInvest fez para melhorar seus resultados de Core Web Vitals.