GoCache CDN

Como turbinar o WordPress? Confira dicas de performance – GoCache CDN

Por que turbinar o WordPress? Até as pessoas mais pacientes tendem a se irritar com esperas. Seja em filas de banco, cafés ou pizzarias. Na internet não é diferente, a velocidade de um site tem relação direta com a experiência e satisfação do usuário. Ter um site que responde rapidamente às ações do internauta pode fazer grande diferença para o sucesso da empresa.

O WordPress é uma excelente plataforma de gestão de conteúdo. Fácil de instalar e de utilizar, oferece vários plugins com as mais diferentes facilidades para produzir e publicar conteúdo. No entanto, muitas vezes, sem perceber, adicionamos tantos recursos que a performance do site acaba diminuindo. Para evitar este problema, separamos algumas boas práticas para melhorar a velocidade do seu site ou loja em WordPress.

Preste atenção no tema utilizado

O modo como um tema foi construído pode influenciar na velocidade do seu site. O layout pode ser impecável esteticamente, mas se ele tem muitos gráficos, código complexo e desatualizado, além de funções dispensáveis, o tema pode estar deixando o seu site lento. É sempre bom testar a performance do site antes de aplicá-lo.

Manere no número de plugins

Entendemos que existe uma infinidade de plugins incríveis para aumentar os recursos de seu blog, e isso faz com que por vezes você caia na tentação de instalar diversas extensões. Alguns plugins podem consertar o problema que você tinha na hora, mas por outro lado, podem deixar o seu site lento. Lembre-se de instalar apenas aqueles que você realmente precisa, sempre verificando a performance após uma nova instalação. O Google PageSpeed Insights e o Pingom são dois aliados importantes.

Otimize as suas imagens

Se você simplesmente faz o upload da sua imagem para o WordPress e utiliza o editor da plataforma para redimensioná-la, pode estar sobrecarregando o blog desnecessariamente. Isso porque a imagem original que você enviou não será modificada, ela continuará ali, com o mesmo tamanho e dimensões. Aliás, se você redimensiona apenas pelo html, imaginando que o tamanho menor diminuirá também o tempo de resposta, também estará cometendo o mesmo erro: quando uma página é carregada, é a figura original que é baixada. O ideal é que as imagens sejam redimensionadas e otimizadas para web em qualquer programa gráfico, antes de submetê-la ou utilizando algum plugin. Uma dica é o WP-SmushIt, que ajuda a comprimir as imagens, sem perder qualidade.

Use tecnologia CDN (Content Delivery Network)

A utilização de CDN,  é sem dúvida uma das melhores formas para turbinar a performance do seu site. Trata-se de uma rede de servidores ao redor do mundo que funciona como uma ponte entre o servidor de hospedagem e os visitantes do site. Com uma CDN, o servidor mais próximo do usuário é que entrega o conteúdo rapidamente a ele, aumentando a velocidade de abertura.

Outro fator de peso para a adoção de uma CDN, é que por reduzir a carga no servidor que hospeda o site, seja um cloud ou um provedor tradicional, o custo com infraestrutura também é reduzido.

Otimize o código JavaScript e CSS

O código usado no seu site pode contribuir ou acabar com o seu site. Não é erro usar recursos de JavaScript, o problema é o exagero. Opções boas para melhorar a performance do seus códigos em sites wordpress é instalar o plugin JS & CSS Script Optimizer. Ele funciona agrupando e diminuindo o número de scripts JavaScript e CSS files, resultando numa melhor performance do seu site..

O seu site pode estar lento por inúmeros motivos, e essas são apenas algumas dicas para melhorá-lo. Lembre-se que um site com uma boa velocidade faz com que os visitantes não desistam do seu site, porque a navegabilidade se torna mais prazerosa. Melhorando a performance do seu site, você só tem a ganhar.

Se você quer aprender mais sobre o assunto, e se você deseja aproveitar os benefícios da tecnologia CDN em seu site, entre em contato com a gente!

E você, o que tem feito para turbinar o WordPress?

Lembrando que na GoCache você melhora o desempenho, segurança e disponibilidade do seu WordPress com apenas um clique, através do nosso exclusivo recurso de SmartCache. Faça um teste sem compromisso e confira – clique aqui.

This post is also available in: Inglês