, ,

Como otimizar WordPress/WooCommerce e ainda reduzir custos

Otimizar WordPress/WooCommerce, quem não quer?

 

Este post ilustra um caso cada vez mais comum, de clientes em busca de otimizar o WordPress/WooCommerce que acabam chegando à GoCache.

Ao invés de um post explicativo, resolvemos ilustrar com um case recente.

logo comprerural.com

O case é do cliente comprerural.com. O CompreRural.com é um portal de conteúdo do agronegócio brasileiro e canal de anúncios, que foca no conteúdo técnico do cotidiano do homem do campo brasileiro. Seu conteúdo discute diariamente a pecuária e a agricultura.

 

Situação

 

O administrador do site chegou à GoCache através da nossa participação na comunidade iMasters. Utilizava a maior CDN do planeta e, apesar de não estar infeliz com o serviço, precisava de ajuda com sua infraestrutura de hospedagem.

Fez uma inscrição em nosso trial gratuito (que não necessita de cartão de crédito), entrou em contato conosco via Skype e explicou a situação:

 

overloaded

 

Os servidores de hospedagem não estavam suportando a carga. Veja o que a monitoração do site mostrava:

picos de consumo de infra

 

Consequências

 

O site estava levando em média 11,5 segundos para carregar (às vezes até mais de 20 segundos!) graças à infraestrutura sobrecarregada.

Além disso, o administrador do comprerural.com não se sentia seguro para investir em publicidade, pois nos poucos experimentos que fez houve queda do site durante o aumento repentino no volume de acessos, desperdiçando o potencial retorno do investimento.

 

Solução

 

1- Fizemos a configuração do acesso à GoCache via CNAME, pois este cliente em particular possui muitas personalizações em sua zona DNS e preferiu não apontar o DNS para cá.

2- Instalamos o plugin GoCache para WordPress. Este plugin permite que toda e qualquer atualização no site, ou comentário nos posts, seja imediatamente publicada sem a necessidade por aguardar a expiração do cache, ou de acessar o painel de controles para limpá-lo manualmente. O uso do plugin permitiu configurar o tempo de expiração do cache em 7 dias, aumentando assim a taxa de efetividade do cache, o cache hit ratio.

3- Em seguida habilitamos o SmartCache para WordPress, que configura automaticamente o cacheamento dinâmico de todo o site em WordPress ou WooCommerce, já excluindo o wp-admin.

 

Resultado

 

A combinação de cacheamento de conteúdo dinâmico + expiração de cache em 7 dias trouxe o resultados abaixo:

tempo de carga com CDN

 

O tempo de carga do site passou para uma média de 3 segundos, uma melhora de desempenho superior a 77%. Mas o mais importante, os servidores de hospedagem pararam de apresentar sobrecarga e passaram a suportar tranquilamente as ações de marketing.

 

Além disso, o comprerural.com passou a utilizar nosso SSL gratuito, melhorando a segurança para os usuários do site e também seu posicionamento em SEO. O uso do SSL ajuda em duas frentes, melhor desempenho e melhor segurança, ambos fatores importantes para o bom posicionamento de um site nas páginas de busca.

 

Dois meses após a contratação da GoCache, recebemos este feedback do administrador do comprerural.com:

depoimento skype

 

Esta é, sem dúvida, a nossa maior recompensa. A tranquilidade dos nossos clientes é um dos principais motivos para continuarmos evoluindo nossos produtos e serviços.

 

Em agosto tivemos mais uma agradável surpresa ao receber esse contato dos administradores do site:

 

pico de visitas comprerural

O gráfico é do Google Analytics:

 

analytics comprerural

A visitação subiu mais de 40x em 48 horas!

pico de visitacao agradecimento

 

 

Obrigado comprerural.com! Esperamos que o site tenha muito sucesso e nos sentimos honrados em poder participar da sua jornada!

E você, leitor, se identificou? Já viu ou vivenciou situações parecidas?

A missão da GoCache é tornar seu site sempre acessível, de qualquer lugar, a qualquer momento, em qualquer dispositivo.

Faça um teste sem compromisso – clique aqui para iniciar seu trial de 7 dias.