Novidades GoCache CDN: SmartRules, cache por status code e mais

SmartRules

Estamos muito contentes em anunciar o SmartRules! Um recurso poderoso que permite controlar como a GoCache trata cada acesso ao seu site ou recurso web.

Agora você fica no controle e cria regras na CDN. É possível melhorar a eficácia de nossa plataforma a performance do site, otimizando o consumo de recursos em sua infraestrutura.

Leia mais: Anunciando SmartRules: regras flexíveis na CDN

Cabeçalhos enviados pelos servidores de origem

ignore-headers

Por padrão a GoCache ignora os cabeçalhos Cache-Control, Expires, Vary e utiliza as configurações feitas em painel de controle, com relação a tempo de expiração de cache e utilização de cache nos navegadores dos usuários.

Com esse novo recurso é possível configurar a CDN para respeitar os cabeçalhos enviados pelos servidores  de origem/aplicação e assim ter maior controle do que pode ser cacheado e por quanto tempo.

Cache de requisições 301, 302 e 404

cache-status-code

Até esta release a GoCache fazia cache apenas das requisições com retorno 200 e 203. Agora é possível habilitar também para as requisições com retorno 301, 302 e 404.

Isso pode aumentar bastante a performance de um site, já que não é incomum sites com alto volume de arquivos referenciados (imagens, javascript, css, e etc) que não existem ou com muitos redirecionamentos.

Comportamento de cache

cache-behavior

Outra funcionalidade que aumenta muito a eficácia é a possibilidade de fazer cache de objetos ignorando a query string.

Um exemplo de uso interessante deste é com campanhas de marketing que utilizam muitas variações nos argumentos utm_source e gclid. Neste caso diversas requisições referenciam um único arquivo que é tratado como diferentes objetos únicos em cache, isso diminui a eficiência do cacheamento.

A solução é a criação de uma regra nas SmartRules, para desconsiderar a query string, no momento do cache, para objetos com esses argumentos.


Está com dúvidas em como esses novos recursos podem ajudá-lo a melhorar a eficácia da GoCache? Envie um email para suporte@gocache.com.br, que teremos prazer em auxiliar.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das melhorias em nosso produto. 

This post is also available in: Inglês