Escola da Nuvem oferece oportunidade de capacitação para novos talentos no mercado de tecnologia

Organização sem fins lucrativos disponibiliza cursos de TI online, além de uma rede
virtual de oportunidades de trabalho para pessoas em vulnerabilidade social

A Associação Escola da Nuvem é uma organização sem fins lucrativos que realiza iniciativas voltadas para a capacitação e contratação de novos talentos da Tecnologia da Informação em vulnerabilidade social. A iniciativa é patrocinada pelas principais empresas de TI do país: BRLink, CleanCloud, Darede, dataRain, Dedalus, GoCache, MyTec, Nextios, Solvimm e Valcann.

Com cursos online gratuitos que atendem as principais demandas técnicas do mercado de Cloud Computing (Computação em Nuvem), a organização busca potencializar o ingresso dos participantes no mercado de trabalho, e por meio de parcerias, impulsionar seu sucesso profissional e pessoal.

A iniciativa procura aproveitar o bom momento do setor de tecnologia, atualmente um dos que mais cresce no mundo. Segundo o relatório do Banco Mundial, até 2024 serão criadas 420 mil vagas de trabalho na área da tecnologia da informação. Mas a alta demanda tem encontrado a falta mão de obra qualificada e pronta para encarar os desafios do mercado de trabalho, especialmente entre jovens de 18 a 24 anos. De acordo com o IBGE, o desemprego nessa faixa etária foi de 29,8% no fim de 2020.

A falta de oportunidades e de formação técnica são dois grandes motivos desse índice tão alto. A Escola da Nuvem busca melhorar esse cenário, atuando principalmente junto aos jovens – embora esteja aberta para a alunos de todas as idades. Promovendo uma experiência única para ajudar esses talentos a conquistar seu primeiro emprego na área de computação em nuvem. Para participar, basta ter o interesse em aprender e ingressar no mundo da tecnologia!

A proposta da Escola da Nuvem vai além da simples formação de profissionais de TI. A iniciativa visa preparar jovens e adultos para os desafios da vida, aumentando a confiança e desenvolvendo as chamadas “soft skills” que permitem explorar ao máximo seus potenciais. Os primeiros cursos serão oferecidos em uma plataforma EAD customizada para proporcionar a melhor experiência no aprendizado, com um conteúdo de qualidade preparado pelos melhores profissionais do mercado, além de uma interação completa com instrutores e experts no assunto. A plataforma também oferece sessões de mentoria com especialistas 100% dedicados no desenvolvimento dos alunos. Para auxiliar o ingresso dos participantes no mercado de trabalho, também será disponibilizada uma rede virtual de oportunidades conectada com as principais empresas do mercado de TI, que buscam incluir esses novos talentos em suas equipes.

A construção dessa rede virtual é também ponto importante do programa, atendendo à demanda de empresas em busca de novos talentos, que se tornam parceiras voltadas à sustentabilidade financeira da iniciativa. Por meio da educação, junto à oportunidade de uma recolocação ou do primeiro emprego, a Escola da Nuvem busca pavimentar o caminho profissional para um futuro mais próspero e justo para aqueles com menores chances na obtenção de uma boa qualificação profissional, e consequentemente à margem das principais vagas no mercado de trabalho.

Sobre a Associação Escola da Nuvem
Site: escoladanuvem.org