,

5 Ferramentas a Favor da Segurança de TI da Sua Empresa

5 Ferramentas a Favor da Segurança de TI da Sua Empresa

 

*guest post da Gestão Click

 

A segurança empresarial é, desde sempre, um dos fatores primordiais da gestão. Ela assegura que informações sensíveis estejam devidamente disponibilizadas, que sejam confiáveis e que permaneçam restritas ao âmbito da organização, das áreas ou até de algumas pessoas específicas, que.

Apesar de ser um aspecto de longa data, nos últimos anos se tornou um fator altamente crítico graças ao ganho de importância da internet e dos meios digitais nas empresas. Isso representou uma verdadeira revolução, que independe do segmento e do porte do negócio.

Diante disso, é essencial encontrar caminhos que viabilizem um nível de proteção aprimorado, condizente com as exigências e desafios da atualidade. Vejamos 5 ferramentas que representam importantes recursos para quem deseja blindar sua organização contra as ameaças à segurança empresarial.

 

O Bom e Velho Antivírus

O antivírus é o recurso de segurança da informação mais conhecido e presente no mercado há mais tempo. Uma ampla gama de opções encontra-se disponível no mercado, oferecendo soluções para negócios de todos os perfis. Apesar disso, muitas organizações e profissionais negligenciam seu uso.

Não basta instalar qualquer antivírus em seus equipamentos e torcer para funcionar. É preciso encontrar uma opção condizente os o nível de riscos dos seus dados, levando em consideração a exposição a ameaças, o nível de criticidade das informações e a infraestrutura que deve ser protegida.

 

Backup: Resguarde seus Dados Contra Perdas

Outra solução de extrema importância, que mescla o uso de tecnologias específicas com estratégias operacionais, se refere à realização de backups. Trata-se da prática de criar cópias de segurança das suas informações, gerando redundâncias e arquivos históricos para o caso de um fato indesejado levar à perda de dados.

Trata-se de uma prática consolidada no mercado que muitos negócios, especialmente de pequeno porte, deixam de lado. Existem diversas ferramentas que apoiam o processo, sendo relativamente barato desenvolvê-lo.

 

O ERP e a Gestão Integrada dos Dados

Um ERP, basicamente, cria uma interface virtual da sua empresa, agregando dados de diversos processos de negócio de forma a disponibilizar e tratar informações de forma a elevar a produtividade empresarial.

No entanto, um fator que nem todos consideram a respeito do recurso é a capacidade que ele possui para resguardar as informações que armazena. Os itens salvos em seu diretório ficam resguardados por uma barreira adicional, controlada por meio dos mais severos critérios de segurança da informação.

Dados referentes a controle financeiro, controle de estoque e cadastros de clientes são exemplos de informações altamente críticas, tratadas nesse Software de Gestão Empresarial Online, e consequentemente guardadas de forma consistente e confiável.

 

Firewall: Controle o Tráfego da Rede

O Firewall é uma das ferramentas mais utilizadas na proteção de dados empresariais. Seu grande objetivo é funcionar como uma barreira de proteção entre uma determinada rede e conteúdo malicioso que possa, eventualmente, prejudicar os bancos de dados empresariais.

Assim, quando consideramos computadores e servidores utilizados no negócio, o firewall cria um processo dinâmico de monitoramento e controle do fluxo de dados e acessos, mantendo um alto nível de segurança sem prejudicar os processos e sistemas organizacionais.

 

Capacitação: O Fator Humano na Proteção Empresarial

Por fim, a última estratégia de proteção empresarial que queremos destacar é a mais efetiva e talvez a mais óbvia. Preparar sua equipe para desenvolver ações conscientes no sentido de resguardar as informações do negócio é um aspecto básico e precisa ser levado em conta para que o uso dos recursos seja efetivo.

Não adianta criar potencial tecnológico para se proteger e não conceder às pessoas o conhecimento, a conduta e a habilidade ideal frente às possíveis ameaças. Desenvolver uma cultura adequada precisa ser o primeiro passo, uma vez que representa algo que independe das ferramentas utilizadas.

A forma de agir e pensar da sua equipe são os pontos centrais da iniciativa. Qualquer outro fator é um apoiador no processo e, apesar da grande importância que desempenhe, não realizará nada de forma adequada sem as ações corretas por parte dos indivíduos envolvidos.