Novidades na GoCache: SmartPurge, novas métricas nos Analytics e mais…

Estamos contentes em anunciar novas funcionalidades e melhorias que foram feitas na plataforma nos meses de janeiro e fevereiro.

 

 

Smartpurge: Limpeza de cache por tag e por url utilizando wildcard

Como a GoCache disponibiliza inteligência para cachear uma grande variedade de conteúdos, inclusive os gerados dinamicamente, a limpeza de cache instantânea é essencial para que os usuários não vejam um conteúdo desatualizado, algo que é muito sensível especialmente em e-commerces e pode incorrer em problemas de conformidade e integridade da marca.

Atualmente era possível limpar cache de forma instantânea para todo o domínio e também efetuar limpezas por URL. Adicionamos novas funcionalidades a ele e à partir de agora consolidamos as limpezas avançadas no novo recurso SmartPurge.

A partir de agora é possível limpar cache, de forma avançada, baseado em URL ou por tags.

 

Limpeza por URL

Pode ser especificado URLs exatas, URLs com wildcard e ainda assim combinando com o mime-type deste conteúdo.

Exemplos:

URL: www.gocache.com.br/wp-content/* / Mime-type: text/css

URL: www.gocache.com.br/*css*

 

Limpeza por TAG

Permite que o conteúdo seja classificado através de uma tag, algo que fomenta estratégias mais sofisticadas de cacheamento na CDN. A classificação deve ser feita enviando um header na resposta da requisição, chamado Cache-Tag.

Por exemplo, a requisição para www.portaldeimoveisexemplo.com.br/imoveis/abc1234.jpg poderia retornar o header Cache-Tag: lancamento,bairro-lapa,anuncio-abc1234. Em um dado momento seria possível limpar cache pela tag anuncio-abc1234, o que impactaria em limpar todos os objetos de um anúncio específico de um imóvel. Sem esse recurso, seria necessário ter um mapeamento dentro da aplicação de todas as URLs relacionadas ao anúncio para depois invocar uma limpeza com dezenas ou centenas de URLs.  

Outro caso de uso seria de um e-commerce, que cacheia conteúdo dinâmico na CDN. Uma página de busca pode conter o nome de um produto e o preço na lista de resultados. Caso o preço de um produto seja alterado, além de limpar a URL da página de produto, seria necessário saber que ele foi exibido em uma página de busca específica para também efetuar a limpeza de cache da URL desta página. Com este recurso, poderia ser incluído o header Cache-Tag: tenis01-preto,bone01-preto na resposta a requisição da página de busca e na ocasião de mudança de preço do produto tenis01-preto, bastaria invocar a API de limpeza de cache por tag para efetuar a limpeza da tag tenis01-preto, que consequentemente limparia todas as páginas de busca que ele foi exibido, adicionalmente a própria página do produto, as páginas de outros produtos que exibiram como sugestão o tenis01-preto.

Este recurso pode ser utilizado diretamente em nosso painel de controle, na aba Configurações (seta ao lado do botão Limpar Cache) ou através de nossa API.

A limpeza de cache por tag ainda está na versão beta, mas já disponível para todos os usuários.

 

Analytics com novo layout e novas métricas

O módulo de Analytics da GoCache foi remodelado para comportar novos gráficos e métricas relacionadas ao consumo de banda, maior detalhamento das requisições por status code e agora também traz informações relacionadas à segurança.

No detalhe:

  • Novas métricas Requisições por segundo (média) e Requisições por segundo (máximo) no intervalo de data selecionado


  • Nova métrica Cobertura de Cache, que mostra a porcentagem de requisições que podem ser cacheadas dado um intervalo de tempo. Quanto maior a porcentagem exibida em “Não Coberto”, maior é a oportunidade para elevar o percentual de “Requisições Economizadas”. A cobertura de cache pode ser elevada, com a criação a de SmartRules para cache de conteúdo dinâmico, por exemplo.

 

  • Nova métrica HTTP Status mostra a distribuição das requisições por status code

  • Gráfico HTTP – Sucesso e Redirecionamento: Exibe a quantidade de requisições com status code 2xx e 3xx
  • Gráfico HTTP – Detalhes status 3xx: Exibe a quantidade de requisições com status code 301, 302, 304 e outros
  • Gráfico HTTP – Detalhes status 4xx: Exibe a quantidade de requisições com status code 400, 401, 403, 404, 499 e outros
  • Gráfico HTTP – Detalhes status 5xx: Exibe a quantidade de requisições com status code 500, 502, 503, 504 e outros  
  • Gráfico HTTP – Taxa de Erros: Exibe a quantidade relativa de requisições com status code 499, 500, 502, 503 e 504, frente ao total de requisições
  • Novas métricas na aba de Segurança: WAF (Total de ameaças), Firewall (Requisições Interceptadas), SmartRules Firewall (Requisições Interceptadas), distribuição dos modos de segurança no WAF, distribuição dos modos de segurança no Firewall, distribuição dos modos de segurança nas SmartRules de Firewall

  • Gráfico WAF – Ações tomadas
  • Gráfico WAF – Desafios (recaptcha)
  • Gráfico Firewall – Ações tomadas
  • Gráfico SmartRules Firewall – Ações tomadas
  • Gráfico SmartRules Firewall – Desafios (recaptcha)

 

Nova versão do plugin para WordPress

 

Disponibilizamos nova versão de nosso plugin de WordPress, com uma melhoria importante que efetua a limpeza de cache automatizada também das páginas de categoria referente a posts criados ou atualizados.

 

Melhorias na navegação do painel de controle

 

Duas mudanças principais foram feitas para melhorar a usabilidade do painel de controle. A lista de domínios é paginada para permitir um carregamento mais rápido e facilitar a navegação, especialmente importante para contas que possuem mais de 50 domínios, e houve inserção de numeração nas SmartRules.