Conteúdos, dicas e sugestões sobre e-commerce

Saiba como aumentar as vendas no seu e-commerce – GoCache CDN

Todo empreendedor deseja vender mais e melhor, não é mesmo?! Ainda mais em momentos de crise, quando normalmente exercer uma atividade comercial torna-se uma tarefa desafiadora. Mas saiba que é possível driblar os percalços econômicos e conseguir sucesso com uma loja virtual. Com planejamento, estratégia e dedicação, o negócio online é capaz de manter bom faturamento de um ecommerce. Para ajudá-lo nesta missão, abordaremos no post de hoje algumas dicas sobre como aumentar as vendas no seu e-commerce. Leia e saiba mais!

Tenha bons canais de comunicação

Como a experiência da compra em um e-commerce é diferente daquela realizada em uma loja física, alguns clientes podem sentir a necessidade de fazer perguntas e esclarecer dúvidas sobre produtos. Por mais que as descrições estejam completas e as ilustrações ricas em detalhes, a possibilidade de conversar com um atendente faz com que eles fiquem mais seguros.

Disponibilize canais de comunicação como, por exemplo, números de telefone, e-mail, chat, whatsapp, etc. Deixe estas informações em um local visível e não se esqueça de informar os dias, horários e tempo previsto para as respostas, caso elas não sejam imediatas.

Cuide de seu estoque

Para aumentar as vendas no seu e-commerce você precisará ter um rigoroso controle de estoque. Isso porque não é possível faturar se os produtos desejados pelos clientes não estiverem disponíveis. Você pode ter que adiar entregase e até mesmo perder vendas. Para que isso não aconteça, fique atento a todas as transações comerciais. Veja quais são os itens que mais saem, cores, tamanhos, modelos, etc. Deixe todos os produtos que você tem disponíveis para venda imediata organizados, e sempre que um pedido for feito, dê baixa no sistema imediatamente. Em hipótese alguma disponibilize um item se você não o tem para envio naquele exato momento.

Cumpra com o que foi prometido

Qualquer experiência comercial deve ser embasada em códigos de ética e responsabilidade com o consumidor. Se você deseja aumentar as vendas do seu e-commerce, cumpra fielmente com aquilo que foi prometido. Prazos, condições de pagamento, características dos produtos, dentre outras questões. Um bom empreendimento sempre tem uma ótima reputação no mercado. E para construir e consolidar a sua, siga à risca todos os combinados. Com isso, suas vendas irão aumentar.

Ofereça uma ótima experiência aos visitantes

É importante que seu ecommerce ofereça uma boa experiência aos usuários que o visitam. É preciso ter layout funcional e uma plataforma que comporte o número de acessos. Para aumentar as suas vendas, seu e-commerce precisará estar 24 horas no ar. E mesmo que ele não receba um alto número de visitantes, não poderá, de forma alguma, sair do ar. Para que isso não aconteça, o uso de tecnologias como CDN, pode ser importante para o negócio.

Utilize um certificado SSL

Outro ponto que é bastante observado pelos internautas na hora de optar por uma ou outra loja virtual é a segurança. Como serão feitas transações comerciais, dados pessoais e bancários informados, é preciso levar esta questão muito a sério para que oportunistas tenham acesso a essas informações e causem problemas. Busque certificados e sistemas para barrar os ataques de invasores. Com o certificado SSL é possível garantir alta segurança no comercio eletrônico e obter maior confiança dos clientes. O SSL faz uso de criptografia para garantir o sigilo das informações transferidas entre o navegador do usuário e o servidor web. Como consequência, mesmo que as informações sejam interceptadas elas não podem ser lidas, pois são criptografadas.

Por fim

Aumentar as vendas de um e-commerce é um trabalho estratégico onde uma ação deverá estar ligada à outra para o sucesso das vendas. Isso significa que você não poderá usar somente uma das dicas de nosso post. Quanto mais itens desta lista você conseguir cumprir, maiores são as chances de seu negócio virtual decolar.

Conheça a Gocache. Acesse o site e saiba como nossos serviços o ajudarão melhorar suas vendas!

 

 

 

 

,

Woocommerce x Magento: Compare e escolha a melhor plataforma para o seu negócio online – GoCache CDN

O e-commerce caminha para uma expansão em larga escala por todo o mundo e para os mais diversificados segmentos. As empresas estão correndo contra o tempo para garantir presença online e abocanhar uma fatia desse mercado em expansão. O problema é qual plataforma de e-commerce escolher para o negócio? Neste post abordaremos as características de duas das principais ferramentas atualmente no mercado, voce decide qual usar, WooCommerce ou Magento. Para escolher, dê uma olhada nas particularidades de cada uma, assim descobrirá qual a mais adequada ao negócio.

WooCommerce ou Magento

Quem busca uma plataforma de e-commerce para abrir, ou migrar o seu negócio para a internet, pode encontrar a resposta aqui. As duas plataformas oferecem boas ferramentas para ajudar a garantir o sucesso da sua loja virtual. Ambas são de código aberto (Open Source), permitem inclusão ilimitada de produtos e disponibilizam ferramenta de blog. Abaixo destacamos vantagens e desvantagens das duas plataformas, para ajudar a decidir pela utilização de WooCommerce ou Magento.

WooCommerce

A plataforma de e-commerce WooCommerce trabalha bem para atender as necessidades de uma loja virtual pequena, principalmente se você já está acostumado com a interface do WordPress.

– Vantagens

Oferece uma interface simples, porém muito eficiente. O download é gratuito e necessita de poucos recursos financeiros para mantê-la. Possui ainda uma boa usabilidade que o torna intuitivo e, por isso, fácil de usar. Por ser um plug-in do WordPress, ele funciona bem com os outros plug-in disponíveis na plataforma e isso gera uma boa experiência de navegabilidade no site.

– Desvantagens

Caso não utilize o WordPress, essa plataforma pode não ser a mais adequada. O WooCommerce é bom para quem está iniciando um projeto pelo WordPress e, também, por oferecer ferramentas úteis ao usuário através dos widgets.

Magento

A plataforma de e-commerce Magento atende melhor as necessidades de grandes empresas por sua flexibilidade de tamanho, mas exige maiores investimentos financeiros para a criação e manutenção.

– Vantagens

É ideal para empresas grandes ou que estejam crescendo rápido, pois ela tem um maior poder de customização. A plataforma oferece ainda a opção de tradução para outros idiomas, além de reconhecer moedas estrangeiras. Com o Magento, é possível adicionar e alterar descontos nos produtos, além de uma boa ferramenta de filtragem que ajuda os usuários a encontrarem melhor os produtos no site.

– Desvantagens

As extensões, muitas vezes necessárias, demandam mais investimentos e a vasta quantidade de recursos disponíveis pode atrapalhar o visual atraente. Mesmo disponibilizando vídeos de tutoriais e assistentes de instalação, você poderá encontrar dificuldades na hora de adicionar mais extensões no site, o que pode gerar a necessidade de contratar um desenvolvedor especialista na plataforma.

Ressaltamos ainda que, seja no Woocommerce ou Magento, há uma grande variedade de temas para a personalização das páginas. As plataformas são de código aberto e permitem a criação e manutenção de um site personalizado, que atende o projeto do negócio dentro de suas especificações. Sendo assim, analise as características particulares de cada uma e descubra qual plataforma melhor se encaixa no seu projeto.

Semelhanças entre as plataformas

– Open Source: Livre para edição e customização;

– O software é gratuito, mas se você deseja recursos específicos terá que instalar na plataforma (pode ser gratuito ou pago) para obter recursos adicionais como, por exemplo, integração com gateways de pagamento;

– Ferramenta de blog;

– Inclusão ilimitada de produtos;

-Temas para personalizar a aparência da sua loja.

E você, já decidiu em que plataforma abrir seu varejo online – WooCommerce ou Magento? Conte-nos nos comentários.

Lembrando que, independente da sua escolha ser WooCommerce ou Magento, o uso de uma CDN traz vários benefícios para uma loja virtual. Destacam-se a melhora na taxa de conversão, redução da taxa de rejeição, melhora no ranking de SEO e redução nos custos de infraestrutura.

  • Saiba mais sobre os benefícios que o uso de uma CDN pode trazer à sua loja online aqui.
  • Teste a melhor plataforma CDN do Brasil gratuitamente e sem compromisso neste link.
,

Dicas de SEO para e-commerce – GoCache CDN

No comércio eletrônico, a busca orgânica é uma relevante via que leva o público de visitantes, compradores em potencial, a acessar sites e, em uma etapa seguinte, também efetuar as compras.

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que visa tornar um site capaz de ser encontrado bem posicionado na página de resultados da busca orgânica, também conhecida como SERP (Search Engine Results Page).

Há diversos fatores que podem influenciar o posicionamento de um site nos resultados dos mecanismos de busca. Existem características de sites e ações de otimização que facilitam um bom posicionamento nos resultados de buscas. Entretanto, as percepções e regras dos diferentes mecanismos buscadores podem ser alteradas com o decorrer do tempo. Portanto, uma técnica de otimização que é positiva em um buscador atualmente pode futuramente deixar de ser eficaz. Com o dinamismo da internet, é possível notar que certas medidas de otimização, outrora eficazes, deixaram de ser relevantes.

Ser perenemente bem interpretado pelos algoritmos dos mecanismos de busca é o que quer grande parte dos sites de comércio eletrônico. Alguns procedimentos já se mostraram prodigiosos no cumprimento desse objetivo.

Não praticar o Black Hat SEO

Black Hat SEO é como são chamadas as técnicas de SEO que deliberadamente contrariam as diretrizes dos mecanismos de busca. Quem utiliza o Black Hat SEO pode até conseguir algum bom resultado momentâneo, todavia, esta não é uma opção sensata, visto que as consequências podem ser bem prejudiciais. Os mecanismos de busca têm autonomia para penalizar o site com a perda de posições ou até mesmo desindexar o site nos resultados de busca. Estima-se que o Google utilize em torno de 200 variáveis para definir o posicionamento de um site para cada palavra-chave. O Black Hat tem o objetivo de manipular as principais variáveis para enganar os mecanismos de busca, oferecendo-lhes, geralmente, conteúdo diferente do proposto, mas que passa a deixar de ser classificado assim que o uso da prática é identificado pelos buscadores.

Estudo das palavras-chave

As palavras-chave são decisivas nas ações de SEO. O site de e-commerce precisa saber quais são as palavras-chave relacionadas aos seus produtos que os potenciais compradores procuram nos motores de busca.

Meta descrições

A meta descrição das páginas contém um curto texto de apresentação do site para os mecanismos de buscas. Os usuários que procuram por um termo no buscador se deparam com essa descrição que pode ser determinante no momento de escolher um site para visitar. É indicado que o texto da descrição seja objetivo, sucinto e bem sugestivo.

Títulos das páginas (Page Title ou Title Tag)

É recomendado que os títulos das páginas sejam únicos e customizados para cada página do site. Um bom título pode conter o nome do site, da empresa ou loja virtual, além de uma palavra-chave principal e uma palavra-chave secundária, ambas devidamente relacionadas com o conteúdo da página em questão. É bastante válido que o título não ultrapasse os 60 caracteres, pois com mais do que isso, o texto tende a não ser exibido integralmente nos resultados dos mecanismos de busca.

Títulos no corpo da página (Page Headers)

O título e subtítulos presentes no corpo das páginas do site indicam aos motores de busca quais partes do conteúdo devam ser consideradas mais importantes. É interessante incluir palavras-chave no título e subtítulos, além de utilizar as tags heading adequadamente quanto à hierarquia de informações. Em geral, as tags heading são usadas somente nos títulos, subtítulos ou chamadas importantes. Uma boa prática indica utilizar somente uma tag H1 por página.

Complemento amigável dos endereços das páginas do site

O URL, como é conhecido o endereço dos sites, é considerado mais amigável quando o próprio visitante, ao vê-lo, consiga supor rapidamente qual o conteúdo da página. Por exemplo, os motores de busca tendem a reconhecer positivamente as páginas que tenham o URL com as características do endereço fictício www.lojavirtualxyz.com.br/categoria/nome-do-produto, enquanto um endereço como www.lojavirtualxyz.com.br/produtos.php?id=150&cat=25 não seria muito indicado.

Otimização das páginas de produtos

Conteúdo exclusivo e original é um fator importante na descrição de cada produto. Muitos podem pensar que repetir as descrições dos fabricantes seria o ideal, porém, os motores de buscas não interpretam positivamente os conteúdos duplicados. Além de uma descrição qualificada e das informações técnicas, é possível deixar a página mais completa com fotos de diversos ângulos, imagens criativas, vídeos pertinentes e respostas a dúvidas comuns. Vídeos de simples desempacotamento de produtos já receberam inúmeros acessos em sites especializados em vídeos. Isso demonstra que o comprador procura por experiências que muitas vezes não são encontradas nos sites de e-commerce.

Busca interna no site

É comum que os sites disponibilizem aos visitantes uma alternativa de busca interna. Assim, os visitantes podem digitar o nome de um elemento que querem encontrar no site, que pode ser, por exemplo, um fabricante, um produto ou atributo de produto.

Analisar os dados da busca interna é um recurso valioso, pois possibilita saber o que os visitantes querem no site, mas não encontram facilmente. Conforme a análise dos dados, palavras-chave, até então subestimadas, podem passar a ter um tratamento mais privilegiado.

Análise do tráfego

Ferramentas analíticas de tráfego, como o Google Analytics, dispõem de muitos recursos para se conhecer a quantidade e qualidade de visitas que os sites recebem. Com a utilização dessas ferramentas é possível avaliar e aprimorar constantemente o trabalho de SEO.

Mapa do site (Sitemap)

O sitemap é basicamente uma lista com todas as URLs do site. Quanto aos robôs de busca, este recurso é considerado útil no entendimento da estrutura do site e indexação das páginas.

Informar aos buscadores o que deve ser desconsiderado

Através do arquivo robots.txt, localizado na raiz do web site, é possível informar aos mecanismos de buscas quais páginas e arquivos eles não devem indexar.

Tempo de carregamento das páginas

A rapidez no carregamento das páginas é avaliada favoravelmente pelos visitantes do site. Mas ela também entra na lista de avaliação dos mecanismos de busca levam em consideração a velocidade do carregamento, logo, os sites com carregamento demorado levam desvantagem nesse aspecto. O Google PageSpeed Insights e o Pingom são dois aliados importantes para avaliar a performance de abertura do site.

 Seja agradável

É convencional que o site de e-commerce procure ter atenção quanto ao SEO. O que alguns não percebem, entretanto, é que as diretrizes dos mecanismos de busca, pelo menos teoricamente, privilegiam as características de sites que sejam positivas para os visitantes.

Prioritariamente, o site deve ser planejado e estruturado para proporcionar uma experiência de navegação qualificada ao visitante. Se for agradável para o visitante, o site está apto para naturalmente ser também bem classificado pelos mecanismos de busca.

E você, tem encontrado dificuldades para implantar as técnicas SEO em seu website? Nos conte nos comentários.