Como usar o ISPTools?

Para quem ainda não conhece, o ISPTools é uma ferramenta direcionada para profissionais de infraestrutura de TI que oferece uma série de recursos para diagnosticar o status de infraestrutura, permitindo que administradores de redes possam ter mais controle sobre suas aplicações.

O projeto foi idealizado pelo Giovane Heleno, e hoje a ISPTools já conta com diversas ferramentas que possibilitam a analise de diferentes frentes, como:

CAIU:

Permite que você visualize se sua aplicação está sendo entregue por diferentes origens. Dentro deste teste, além de visualizar o status de sua aplicação para diferentes origens, também é possível ver o tempo em ms e o tipo de resposta HTTP.

Exemplo do recurso – Caiu

PING: 

Realiza um ping em diferentes hosts de destino/ips.

Exemplo do recurso – PING

MTR:

Visualize a rota com volume de saltos e ping de seu ip/hostname. É conhecido como “my traceroute”, comando bastante utilizado no terminal do linux.

Exemplo do recurso – MTR

DNS:

Permite acompanhar propagação de entradas DNS, como: CNAME, NAME SERVER, A, TXT, entre outras.

Exemplo do recurso – DNS

HTTP: 

Apresenta informações detalhadas sobre o status de uma página (equivalente ao comando curl do terminal linux).

Exemplo do recurso – HTTP

 


Definitivamente a ISPTools é uma ferramenta poderosa e super simples que permite que você realize testes em diferentes localidades para entender mais sobre a saúde de sua aplicação na web.

Para conhecer mais sobre a ISPTools, acesse: www.isptools.com.br