CDN JQuery Gratuita no Brasil

Nova CDN JQuery Gratuita no Brasil

A GoCache tem o prazer de anunciar a mais nova CDN para JQuery no Brasil. E melhor, totalmente gratuita!

Com a constante meta de tornar mais rápida a internet no Brasil, a GoCache traz mais uma importante novidade: A primeira CDN JQuery espalhada por todo o território brasileiro.

Isso mesmo, ao contrário de outras CDNs como Google, MaxCDN, CDNJS, CloudFlare, que possuem apenas um ou dois pontos de presença no Brasil, a GoCache conta com diversos servidores espalhados por todo o país.

Com isso, a CDN da GoCache garante que os usuários de seu site sempre terão um servidor JQuery por perto, acelerando muito o carregamento dos arquivos.

CDN

Para você entender melhor, vejamos um exemplo:

  • Um usuário de seu site mora no Nordeste, digamos Fortaleza. Se você utiliza outras CDNs, os arquivos JQuery estarão em servidores no Rio de Janeiro ou São Paulo, então a requisição de seu usuário deverá percorrer milhares de quilômetros, até ir e voltar, de Fortaleza a São Paulo, podendo levar vários segundos (que somados, derrubam o desempenho do seu site).
  • Se você estiver utilizando a CDN Jquery da GoCache, certamente haverá um servidor muito próximo deste mesmo usuário. Desta forma, ao invés de milhares de quilômetros, a requisição deste usuário percorrerá apenas algumas dezenas de quilômetros, obtendo os dados em milésimos de segundos e aumentando muito a performance e velocidade do seu site.
  • O mesmo ganho de desempenho você terá com todos os usuário do seu blog, site ou e-commerce, independente de estarem em Manaus, Porto Alegre, Cuiabá ou qualquer outra cidade do Brasil.

E o melhor de tudo, essa CDN JQuery é Grátis, reafirmando o compromisso da GoCache em deixar a internet brasileira cada dia mais rápida.

Portanto, utilizando a CDN para hospedar seus arquivos JQuery, você aumenta o desempenho do seu site e ainda economiza com banda, ou seja, diminuiu o tráfego de dados em seu servidor web, economizando na sua conta no final do mês.

Por fim, os arquivos JQuery hospedados na CDN utilizam tanto o protocolo HTTP quanto o protocolo HTTPS, permitindo que você aumente o nível de segurança em seu site, utilizando certificados SSL.

Se você já usa outra CDN, veja como é simples mudar para a CDN JQuery da GoCache:

Com apenas algumas pequenas alterações em seus scripts, você pode mudar rapidamente para a CDN Jquery da GoCache, usufruindo da velocidade dos diversos servidores espalhados pelo país.

 

Suponha que você está usando a CDN do Google, você encontrará alguma linha semelhante a esta em seus scripts (colocamos cores para ajudar na explicação):

<script src=’https://ajax.googleapis.com/ajax/libs/jquery/1.4.3/jquery.min.js’ type=’text/javascript’/>

Bastará substituir o servidor CDN do Google (que está em azul) pelo da GoCache e colocar a versão, que está em verde, junto com o nome da bliblioteca JQuery que quer usar, desta forma:

<script src=’https://jquery.gocache.net/jquery-1.4.3.min.js’ type=’text/javascript’/>

 

Se você estiver usando os arquivos do próprio site da JQuery (que é provido pela MaxCDN), a alteração é ainda mais simples:

<script src=’https://code.jquery.com/jquery-1.4.3.min.js’ type=’text/javascript’/>

Basta alterar apenas o nome do servidor da CDN, pois o nome da bliblioteca JQuery continua o mesmo:

<script src=’https://jquery.gocache.net/jquery-1.4.3.min.js’ type=’text/javascript’/>

 

Utilizando outras bibliotecas JQuery da CDN GoCache:

Você pode também navegar diretamente pelo repositório com todos os arquivos .CSS e versões das bibliotecas .JS pertencentes ao projeto JQuery, como “color“, “JQuery UI“, etc.

Para visualizar todas as bibliotecas existentes na CDN, basta acessar diretamente o diretório raiz, em https://jquery.gocache.net e você verá algo como abaixo:

bibliotecas jquery

Desta forma, basta você escolher a versão Jquery que mais te agrada!

 

Qualquer dúvida ou sugestão, não deixe de colocar nos comentários abaixo:

  • Cris Rodrigues

    O IP do jquery.gocache.net resolve pra 187.17.123.137, que é um IP do UOL….não parece ser “do CDN gocache”. Suspeito.

    • Oi Cris, muito perspicaz a sua observação, está correta, este IP é de um dos nossos servidores que fica dentro do datacenter da UOL!