O que é CDN? – Content Delivery Network – Rede de Distribuição de Conteúdo

Entenda como a plataforma GoCache melhora o desempenho, segurança e disponibilidade do seu site, loja virtual, app mobile ou API.

O que é CDN?

CDN é abreviação de Content Delivery Network (ou Rede de Distribuição de Conteúdo). É uma rede de servidores (pontos de presença) que armazenam réplicas do conteúdo de outros sites na memória (cache) e depois os entrega aos visitantes, baseando-se na localização geográfica para conectá-los ao servidor mais próximo e mais rápido, reduzindo o tempo de transferência dos dados (latência).

Veja no vídeo, de forma simples e prática, como funciona uma CDN e como ela pode ajudar a acelerar e proteger seu site, blog WordPress ou Comércio Eletrônico.

A CDN também se comunicará com o servidor de origem para entregar qualquer conteúdo que não tenha sido previamente armazenado em cache. Além disso seu uso permite que o site suporte melhor ataques DDoS e mantenha alta disponibilidade, por estar presente simultaneamente em diferentes datacenters.

As CDNs mais modernas, contam também com recursos como Cache de Conteúdo Dinâmico, para aliviar o processamento do servidor e acelerar ainda mais as páginas, e Web Application Firewall (WAF), para dar mais segurança aos sites e e-commerces.

As redes de distribuição de conteúdo são usadas para interações B2B e no fornecimento de conteúdo aos consumidores.
Hoje, à medida que mais aspectos da vida diária se movem on-line, as organizações usam as redes de entrega de conteúdo para acelerar conteúdo estático, conteúdo dinâmico, conteúdo móvel, transações de comércio eletrônico, vídeo, voz, jogos, etc.

Para saber mais leia neste link o nosso artigo sobre 12 benefícios do uso de uma CDN.

Atualmente seu Site funciona assim (sem Content Delivery Network):

clock

Os acessos ocorrem no servidor de origem, com maior latência e consumo de recursos

Os usuários do site acessam o conteúdo diretamente no servidor de origem (que hospeda as páginas), independente do local onde este servidor se encontra. Quanto mais longe o usuário estiver deste local, maior será a latência (tempo de resposta) no acesso ao site.

Além disso, cada usuário que acessa o site recebe todos os arquivos diretamente do servidor de origem, o que resulta em carga nos recursos de CPU e memória, além do consumo de tráfego para envio desses dados do servidor ao usuário.

Picos de visitação tornam o site lento ou derrubam o servidor

Devido à carga que cada usuário acessando o site gera no servidor, o aumento na quantidade de usuários simultâneos pode se tornar um problema rapidamente. Mais ainda caso este aumento ocorra repentinamente, quando ocorre uma promoção ou um conteúdo se torna popular.

Justamente quando você tem a chance de aumentar suas vendas e a exposição dos seus anunciantes, o servidor fica sobrecarregado e lento, ou mesmo fora do ar.

picos
anonymous

Seu site fica vulnerável a ataques, hacks e exploits

Se você utiliza algum tipo de CMS (WordPress, Magento, etc.), é comum que seu site seja “varrido” com frequência em busca de vulnerabilidades destas plataformas, e você nem sabe que isso ocorre.

A menos que você tenha um serviço anti-DDoS contratado, caso sofra um ataque deste tipo é muito provável que seu site saia do ar.

Com a GoCache vai funcionar assim:

Melhor desempenho, engajamento e conversões

Com nossa plataforma  o tempo de abertura de seu site/loja diminuirá consideravelmente. Com isso o engajamento dos visitantes melhora e, consequentemente, as taxas de conversão de seu e-commerce, ou a receita com publicidade de seu site, aumentam.

Maior disponibilidade, mais vendas e menos custos

A GoCache absorverá grande parte dos acessos sem requisitar recursos do seu servidor de origem. Isso melhora significativamente a capacidade para atender picos de visitação sem necessitar de investimentos em recursos adicionais de infraestrutura.

24h sales up
defense

Proteção contra ataques e vulnerabilidades, seu site mais tempo no ar gerando mais dinheiro

Nossa rede de distribuição de conteúdo, por sua arquitetura robusta e distribuída, tem capacidade para absorver ataques DDoS e syn flood, sem a cobrança de valores adicionais por isso.

Disponibilizamos um Web Application Firewall (WAF) que permite proteger contra XSS, SQL Injection e filtrar o tráfego do site por localidade geográfica, IP e muito mais.

Melhor SEO e SEM – mais visitação e vendas

Seu site terá melhor posicionamento de SEO, já que os mecanismos de busca consideram a velocidadade de abertura do site um critério importante na pontuação para o ranking nos resultados. Além disso, como a navegação fica mais rápida, sua taxa de rejeição também cairá, melhorando ainda mais o seu posicionamento.

save money

Economize em infraestrutura e tráfego de dados

Você poderá reduzir a infraestrutura necessária para atender tanto a audiência média quanto os picos de visitação, já que a GoCache absorve a maioria das requisições que antes eram atendidas por essas máquinas.